You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96332
Title: 
As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
Author(s): 
Gonçalves, Hellen Cristina
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescentes da 8ª série do município de Palotina-PR é um texto que propõe uma reflexão/análise sobre o adolescente no interior da escola. Este estudo objetiva apresentar o que os jovens estudantes de 8ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares de Palotina esperam da escola, o que sugerem ser importante estudar, como estes jovens percebem o processo socioeducativo, ou seja, as relações afetivas entre si e com os demais sujeitos do processo ensino/aprendizagem na escola. Educadores modernos defendem a afetividade que se manifesta na relação professor/aluno como constituinte inseparável do processo de construção do conhecimento. Os estudos mais recentes apontam qualidade da interação pedagógica responsável para dar um sentido afetivo para o objeto de conhecimento. A construção de uma escola democrática talvez seja um desafio possível de ser superado com o compromisso político e com a compreensão da multidimensionalidade do processo ensino/aprendizagem. Como uma nova proposta é aceita pelos alunos/adolescentes? A proposta inovadora das Diretrizes Curriculares Nacionais está correspondendo às expectativas do aluno de 8ª série? Pretende-se aprofundar este tema sem a pretensão de esgotá-lo, mas buscar um diálogo do ponto de vista dos adolescentes.
  • The expectations of teach-learning of the adolescents of 8ª series of the city of Palotina-PR is a text that considers a reflection/analysis on the adolescent in the interior of the school. This objective study to present what the young students of 8ª series of basic education, of public and particular schools of Palotina wait of the school, what they suggest to be important to study, as these young perceives the socioeducativo process, that is, the affective relations between itself and with the too much citizens of the process education/learning in the school. Modern educators defend the affectivity that if manifest in the relation professor/non-separable pupil as constituent of the process of construction of the knowledge. The studies most recent point quality of the responsible pedagogical interaction to give an affective direction with respect to the knowledge object. The construction of a democratic school perhaps either a possible challenge of being surpassed with the commitment politician and the understanding of the multidimensionalidade of the process education/learning. How new a proposal is accepted for the adolescent pupils/? The proposal innovative of the National Curricular Lines of direction is corresponding to the expectations of the pupil of 8ª series? It is intended to deepen this subject without the pretension to deplete it, but to search a dialogue of the point of view of the adolescents.
Issue Date: 
1-Apr-2009
Citation: 
GONÇALVES, Hellen Cristina. As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR. 2009. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
Time Duration: 
97 f. : il. color.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Aprendizagem - Ensino fundamental
  • Educação do adolescente
  • Educação escolar
  • Afetividade
  • Learning
  • Adolescent
  • Effectivity in the school
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/96332
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.