You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320
Title: 
D14_Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis
Author(s): 
Ostetto, Luciana Esmeralda
Language: 
pt_BR
Abstract: 
Ao propor uma reflexão sobre possibilidades da arte na educação infantil, o texto chama a atenção para a característica de um campo de conhecimento que não se define pela norma: pesquisar, mergulhar no desconhecido para testar novos materiais e formas, experimentar diferentes elementos ainda não apropriados, integram o fazer artístico. Desta maneira, como poderá a educação infantil contemplar a arte em seu trabalho com as crianças? Antes de tudo: é essencial que o professor aprenda a reparar no “ser poético” de cada criança, nas suas formas de conhecer, se apropriar e expressar o mundo. Construir uma prática pedagógica que alargue as oportunidades de acesso à riqueza da produção artístico-cultural, promovendo a aproximação das crianças aos diferentes códigos estéticos, ampliando seus repertórios vivenciais e culturais é também necessário. E mais: encorajá-las à experimentação, abrindo espaço para o contato, o manuseio, a exploração, a invenção, a produção com diferentes materiais. Neste caminho, então, poderá o professor seguir ajudando meninos e meninas a darem forma/expressão aos seus sonhos e devaneios, as suas múltiplas linguagens. Enfim, a serem autores, criadores!
Issue Date: 
15-Mar-2011
Keywords: 
Educação infantil, Arte, Educação estética, Imaginação
URI: 
http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320
Type: 
Texto
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Item Files
File Description SizeFormat 
01d14t01.pdf801.01 kBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.