Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320
Título: 
D14_Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis
Autor(es): 
Ostetto, Luciana Esmeralda
Idioma: 
pt_BR
Resumo: 
Ao propor uma reflexão sobre possibilidades da arte na educação infantil, o texto chama a atenção para a característica de um campo de conhecimento que não se define pela norma: pesquisar, mergulhar no desconhecido para testar novos materiais e formas, experimentar diferentes elementos ainda não apropriados, integram o fazer artístico. Desta maneira, como poderá a educação infantil contemplar a arte em seu trabalho com as crianças? Antes de tudo: é essencial que o professor aprenda a reparar no “ser poético” de cada criança, nas suas formas de conhecer, se apropriar e expressar o mundo. Construir uma prática pedagógica que alargue as oportunidades de acesso à riqueza da produção artístico-cultural, promovendo a aproximação das crianças aos diferentes códigos estéticos, ampliando seus repertórios vivenciais e culturais é também necessário. E mais: encorajá-las à experimentação, abrindo espaço para o contato, o manuseio, a exploração, a invenção, a produção com diferentes materiais. Neste caminho, então, poderá o professor seguir ajudando meninos e meninas a darem forma/expressão aos seus sonhos e devaneios, as suas múltiplas linguagens. Enfim, a serem autores, criadores!
Data de publicação: 
15-Mar-2011
Palavras chaves: 
Educação infantil, Arte, Educação estética, Imaginação
Endereço permanente: 
http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320
Tipo: 
Texto
Aparece nas coleções:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Arquivos deste item
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01d14t01.pdf801.01 kBAdobe PDFVer/Abrir
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.