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http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40137
- Title:
- D16_Percurso histórico dos métodos de alfabetização
- Mendonça, Onaide Schwartz
- pt_BR
- A história da alfabetização está dividida em quatro períodos. O primeiro teve início na Antiguidade e se estendeu até a Idade Média. Durante esse tempo, o único método existente foi o da soletração. O segundo ocorreu durante os séculos XVI e XVIII e se estendeu até a década de 1960, sendo marcado pela rejeição ao método da soletração e pela criação de novos métodos sintéticos e analíticos. Nessa época, foram criadas as cartilhas, amplamente utilizadas, cujos métodos serão analisados à luz da Linguística. O terceiro período iniciou-se em meados da década de 1980 com a divulgação da teoria da Psicogênese da língua escrita, ficou marcado pelo questionamento da necessidade de se associar os sinais gráficos da escrita aos sons da fala para se aprender a escrever. Este período será abordado no artigo Psicogênese da língua escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização. Existe ainda o período atual (quarto período) aqui denominado de “reinvenção da alfabetização” que surgiu em decorrência dos reiterados índices indicadores do fracasso da alfabetização no Brasil. Este último período discute a necessidade da organização do trabalho docente e a sistematização do ensino para alfabetizar letrando, e será desenvolvido no artigo A eficiência do Método Sociolinguístico: uma nova proposta de Alfabetização.
- 15-Aug-2011
- Método sociolingüístico, História da alfabetização, Métodos da alfabetização
- http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40137
- Texto
Textos - OE
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