Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41555
- Title:
- D19_Visão geral da disciplina
- Darido, Suraya Cristina
- pt_BR
- Em que consiste a Educação Física na escola? Como ela é concebida? Como deveria ser? Qual é a realidade atual? A produção deste Caderno buscará fundamentar os professores para uma nova perspectiva para a Educação Física na escola, redefinindo e rediscutindo as novas propostas para a disciplina na escola. Um ponto de destaque na nova significação atribuída à Educação Física é que a área ultrapassa a ideia única de estar voltada apenas para o ensino dos esportes e do gesto motor correto. Muito mais que isso, cabe ao professor de Educação Física problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal de movimento. Como particularidade da Educação Física, as práticas corporais são aquelas que se apresentam na forma de jogos, brincadeiras, ginásticas, conhecimento sobre o corpo, lutas, esportes, danças, práticas corporais alternativas e exercícios. Todo esse conjunto de atividades, produzidas culturalmente e historicamente situadas, convencionou-se chamar de cultura corporal de movimento.
- 28-Feb-2012
- DARIDO, Suraya Cristina. Visão geral da disciplina. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 10-20, v. 16.
- Educação física, Pedagogia, Ensino
- http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41555
- Texto
Textos - OE
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
D19_Apresentacao.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.