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http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65844
- Title:
- Capela de São João Batista
- Chapel of São João Batista
- Landi, Antônio José
- Seu exterior, emoldurado por mangueiras, faz jus a essa paisagem na qual se unem a flora distante vinda da Índia e o desenho requintado do artista italiano. Acima do entalhamento de linhas recortadas está assente a cúpula, com nervuras correspondentes ao polígono. Entre estas nervuras, como também ocorre na capela-mor, a luz penetra pelas janelas dos arcos ogivais.
- A pequena capela, erigida nos fundos do Palácio dos Governadores - ambos obras de Landi - está ligada à história de Belém com o episódio da prisão do padre Antônio Vieira, que lá ficou preso por suas pregações pela causa indígena. Mais de uma década depois do ocorrido em 1661, foi substituída por outra semelhante. A atual e terceira construção, desenhada por Landi, foi inaugurada em 1777. Interessante também é sua construção de nave poligonal – quase quadrada – coberta por uma rotunda assentada sobre o octógono. Na parede oposta à nave se abre o arco cruzeiro da capela-mor e, nas laterais, dois arcos plenos da mesma altura guardam pinturas portuguesas em seus nichos policromados e com trompe l’oeil até a borda dos arcos. Nas outras faces do octógono, arcos menores formam um ritmo entre as linhas curvas dos arcos maiores. O retábulo pintado é exemplar único da ornamentação em trompe l’oeil remanescente deste pintor de arquitetura e ornamentos, dito arquiteto, na região Amazônica - pela singularidade de seus projetos, que antecipam em décadas o gosto pelo classicismo. Edifício tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tombamento n° 237-T 148.
- 13-Nov-2007
- 12-Apr-2013
- The small chapel, erected in the back of the Governor’s Palace – both by Landi – is connected to the history of Belém due to the episode of Father Antônio Vieira’s imprisonment for preaching in favor of the Indian cause. Over a decade after what happened in 1661, it was substituted by another similar one. The present day third order building was inaugurated in 1777. The polygonal, almost square, shape of the nave is also interesting – covered by a rotunda set on top of the octagon. The main chapel’s chancel arch opens on the opposite side of the nave, and, on the sides, two jack arches of the same height shelter Portuguese paintings in the polychrome niches, with trompe l’oeil up to the tip of the arches. Smaller arches gain balance between the curvilinear lines of the bigger arches on the other sides of the octagon. The painted retable is a unique example of the remaining trompe l’oeil decoration by this painter in the Amazon, so-called architect for the singularity of his projects that anticipate the taste for the classical in decades
- Arquitetura barroca
- Arte Sacra
- Período Colonial
- Estilo Barroco
- Baroque Architecture
- Sacred Art
- Colonial Period
- Baroque Style
- Fotografia e texto Percival Tirapeli.
- Belém, Pará.
- TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo. Metalivros, 2008.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65844
- Personalizado
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