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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141138
- Title:
- Matriz Nossa Senhora de Nazaré, (em restauro)
- Mother Church of N.Srª. de Nazaré
- Ferreira, Manuel de Matos
- A igreja com adro fechado tem fachada simples com duas torres, portal em arco abatido e frontão acrescido com curvas em S. Internamente, é um exemplar do barroco estilo nacional português com dois altares laterais incrustados nas paredes e dois no arco cruzeiro. Os retábulos da nave seguem o mesmo estilo. O exercício da similaridade aos modelos apresentados aos artífices daquela época pode ser aqui apreciado. Anjos e querubins se desprendem das colunas povoadas de fênix engastalhadas em gavinhas de videira nas colunas torsas. Os perfis se revelam naturais, quase populares, sombras de perfeições procuradas em ideais estilísticos europeus no início do século XVIII, primeiros anos do estilo joanino. O altar-mor, com quatro colunas torsas e coroamento com voltas concêntricas, é um exercício completo da arte torêutica com toda sorte de entalhe, desde os vazados nos intercolúneos até as talhas planas e outras vazadas do camarim com a Virgem de Nazaré. As pinturas estão desde abaixo do coro com cenas do Gênesis, nas paredes da nave e forro caixotonado com as litanias de Maria. No forro da sacristia há cenas isoladas em diversos caixotões. Tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tombamento: nº 402 -T-326
- A igreja data dos anos de 1725 à 1755, sendo sua fachada reformada em reformada em 1860. Em 1725, Manuel de Matos Ferreira foi o entalhador responsável pelo retábulo-mor, pronto no ano seguinte, e daqueles da nave datados de 1724 e dourados por Manuel de Souza e Silva de Vasconcelos entre os anos de 1733 a 1735. O arco cruzeiro e o coro são posteriores a 1752, sendo dourados por Américo Machado e Manuel Rodrigues. As pinturas da nave e coro datadas de 1755 são de Antônio Rodrigues.
- 1-Jun-2013
- 18-Oct-2013
- The church (1720), with an enclosed churchyard, has a simple façade with two towers, a surbased arch portal and pediment, with S curves added and remodeled in 1860. Internally, the temple is a creative example of the baroque, Portuguese national style, with two side altars inserted in the walls and two in the chancel arch. In 1725 building was well advanced and Manuel de Matos Ferreira was the woodcarver responsible for the main retable, completed the following year, and for those in the nave dating from 1724 and gilded by Manuel de Souza e Silva de Vasconcelos between the years of 1733 to 1735. The retables in the nave follow the Portuguese national style, lending stylistic unity to the whole church. The altar in the chancel arch, on the left and under the invocation of Bom Jesus, is a preliminary for the explosion the Minas baroque would undergo. The exercise of presenting similar models to the artisans at the time can be appreciated here. Angels and cherubim hang from the columns covered in phoenixes clasped to grapevines on the wreathed columns. The profiles are natural, almost common, perfect shadows sought after in European stylistic ideals of the early 18th century, the first years of the Joanino style.
- Restauro
- Arquitetura barroca
- Arte sacra
- Período Colonial
- Baroque Architecture
- Sacred Art
- Colonial Period
- Restoration
- Estas fotos foram tiradas durante o período de restauro da igreja, em 2013. Manuel de Matos Ferreira é o entalhador das obras em restauro.
- Fotografia Percival Tirapeli; pesquisa Viviane Comunale
- Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais - Brasil
- CARRAZZONI, Maria Elisa. Guia dos Bens Tombados. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1987.
- BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1983. v.1, v.2
- TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo. Metalivros, 2008.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141138
- Personalizado
File | Description | Size | Format | |
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mg_mnsn_01.jpg | Altar da capela | 16.09 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_02.jpg | Altar lateral direito | 16.82 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_03.jpg | Altar lateral esquerdo | 11.07 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_04.jpg | Altares laterais lado direito | 10.64 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_05.jpg | Colunas | 15.07 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_06.jpg | Detalhe cabeça de anjo e concha | 16.12 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_07.jpg | Detalhe da estrutura de taipa sob o altar lateral | 13.58 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_08.jpg | Detalhe da pintura do teto do altar mor | 16.27 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_09.jpg | Detalhe da pintura do teto do altar mor | 15.75 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_10.jpg | Detalhe da pintura do teto do altar mor | 16.54 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_11.jpg | Detalhe da pintura do teto do altar mor | 15.75 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_12.jpg | Detalhe da talha do altar lateral | 20.31 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_13.jpg | Detalhe da talha do altar mor | 13.28 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_14.jpg | Detalhe de pintura na parede lateral | 22.66 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_15.jpg | Detalhe do altar | 16.02 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_16.jpg | Fachada da igreja | 15.47 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_17.jpg | Parede lateral com pintura | 20.28 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_18.jpg | Pintura e talha do altar mor | 15.59 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_19.jpg | Restauro de imagens de santos | 12.48 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_20.jpg | Teto do altar mor | 21.35 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_21.jpg | Vista do altar mor | 14.84 MB | JPEG | View/Open |
mg_mnsn_22.jpg | Vista geral da igreja | 14.36 MB | JPEG | View/Open |
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