Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141177
- Title:
- Igreja de São Francisco Xavier e Colégio Santo Alexandre
- Church of São Francisco Xavier and Santo Alexandre College
- nc
- Acervo “Barroco Memória Viva"
- O frontispício da igreja apresenta quatro divisões. A porta da igreja está ornada por colunas com relevos e frontão formado por duas grandes volutas que avançam sobre as torres. A nave possui oito capelas laterais sendo as quatro do lado direito ornadas com altares em madeira de feitura jesuítica e aqueles do lado oposto incluindo o braço da cruz latina, são de alvenaria pintada executados posteriormente. Na ampla nave destacam os dois monumentais púlpitos de rica talha, envolvidos por esculturas. O retábulo da capela-mor tem colunas salomônicas impregnadas de videiras naturalistas, anjos e pássaros. Os altares laterais da direita são no estilo dom João V, com baldaquino e grandes volutas e contravolutas no coroamento. A ornamentação é de grande feitura, rica em detalhes com elementos do rococó austríaco, o que torna esse monumental púlpito de 8 metros de altura peça única na arte luso-brasileira. Do programa pictórico da sacristia restou apenas o forro em tabuado liso. Do altar sobre o arcaz irradiavam dez pinturas que restaram apenas as molduras. O Crucificado no centro visual da sacristia remete à um medalhão alegórico seguro por dois anjos com três cravos e cruz do sacrifício de Cristo encimado por uma coroa. A arquitetura fingida segura a composição que termina com anjos em cunha saindo dos quatro ângulos das paredes e das bordas encostadas nas paredes menores, se repete a arquitetura fingida com cabeças de anjos com ornamentações florais.
- 11-Nov-2007
- 8-Nov-2013
- Three churches were erected in the college, one after the other. The first one, made of wattle-and-daub, dated from 1653; the second, with a high altar by architect Cristóvão Domingo, inaugurated in 1668; the third and present day church was begun in 1700 and was concluded two decades later, by Manuel de Brito. The main chapel retable has Solomonic columns covered in naturalistic grapevines, angels and birds. The side altars on the right are in the Dom João V style, with a baldaquin and great volutes and inverted volutes in the coping. Two pulpits, by friar João Xavier Traer, from the Tyrol – who entered the Company in 1696, living in Pará until 1737 -, have sculptural canopies. The whole conception for the woodcarving in the church is erudite, sometimes naively executed, suggesting the use of indigenous labor. In the sacristy, the pictorial plan left us a plain, paneled ceiling, as of the ten paintings that used to be around the altar niche on top of the big cabinets, only the framings remain. In the center, a small altar with the Crucifixion that alludes to an allegorical medallion held by two angels with three crucifixion nails and the cross of sacrifice, everything surmounted with a crown. In the library, the allegorical and arabesque painting on the ceiling in tempera.
- Estilo Barroco
- Período Colonial
- Arquitetura Barroca
- Arte Sacra
- Baroque Style
- Colonial Period
- Baroque Architecture
- Sacred Art
- Fotografia e texto Percival Tirapeli; tratamento de imagens Lígia Harumi Yamamoto
- Belém, Pará - Brasil
- BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. RIO DE JANEIRO: Record, v.I e II, 1983.
- CARRAZZONI, Maria Elisa (org). Guia dos bens tombados Brasil. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1987.
- LEMOS, Carlos A. C. e LEITE, José Roberto Teixeira. Arte no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
- TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo. Metalivros, 2008.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141177
- Personalizado
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
pa_isf_001.jpg | Fachada | 4.5 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_002.jpg | Fachada | 4.51 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_003.jpg | Fachada | 4.59 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_004.jpg | Fachada | 4.53 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_005.jpg | Fachada | 1.84 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_006.jpg | Fachada | 3.69 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_007.jpg | Fachada | 1.29 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_008.jpg | Fachada | 1.21 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_009.jpg | Fachada - visão noturna | 1.19 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_010.jpg | Fachada - visão noturna | 1.33 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_011.jpg | Fachada - visão noturna | 1.35 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_012.jpg | Fachada - visão noturna | 5.24 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_013.jpg | Nave capela-mor e púlpito | 4.69 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_014.jpg | Pintura da sacristia | 5.26 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_015.jpg | Pintura da sacristia | 5.63 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_016.jpg | Pintura da sacristia | 5.16 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_017.jpg | Pintura da sacristia | 3.91 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_018.jpg | Pintura da sacristia | 4.69 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_019.jpg | Pintura da sacristia | 4.99 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_020.jpg | Pintura da sacristia | 4.38 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_021.jpg | Pintura da sacristia | 4.09 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_022.jpg | Pintura da sacristia | 4.15 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_023.jpg | Pintura da sacristia | 4.91 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_024.jpg | Pintura da sacristia | 4.64 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_025.jpg | Pintura da sacristia | 5.15 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_026.jpg | Pintura da sacristia | 4.41 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_027.jpg | Púlpito - Irmão João Xavier Traer (1730) | 5.42 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_028.jpg | Retábulo-mor | 5.23 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_029.jpg | Retábulo-mor | 5.4 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_030.jpg | Sacristia | 5.27 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_031.jpg | Sacristia | 5.94 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_032.jpg | Sacristia | 5.37 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_033.jpg | Sacristia | 6.22 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_034.jpg | Sacristia | 5.21 MB | JPEG | View/Open |
pa_isf_035.jpg | Sacristia | 7.21 MB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.