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Título: 
Profetas de Aleijadinho – Habacuc
Título alternativo: 
Prophets of Aleijadinho - Habakkuk
Autor(es): 
(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio
Instituição: 
Barroco Memória Viva
Descrição: 
Profeta Habacuc. Pedra sabão em dois blocos, 234cm. (1800 – 1805). Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG. (1757 – 1805). O profeta traz consigo um filactério, no qual está inscrito: “Babilônia, Babilônia, eu te interrogo, eu te interrogo tirando da Caldéia: Mas a ti, ó Deus benigno, canto e salmos. ” Habacuc, cap. 1.
Resumo: 
É graças ao drama litúrgico que os profetas se introduziram na iconografia da Idade Média com os dramas da Ressurreição e Encarnação, quando os profetas eram chamados a comparecer e testemunhar numa espécie de processo contra os judeus. Nesse drama, que derivava de um sermão de Santo Agostinho, cada profeta dizia uma frase, tirada de um de seus escritos, para provar a verdade da Encarnação. Nos três planos do adro, os profetas ordenam seus gestos, simetricamente, em relação ao eixo de composição – vários deles são semelhantes, como atores de um mesmo grupo, mas encarnam alguns protagonistas que trazem consigo todo o sentido do drama.
Data de publicação: 
1-Set-2014
Data de publicação: 
22-Nov-2014
Sinopse: 
The prophets were an important part of medieval iconography, largely through the drama of the liturgy. In dramatized presentations of the Incarnation and Resurrection, the prophets were invoked ad witnesses in a sort of tribunal held to arraign the Jews. These dramas derived from a sermon by St. Augustine. Each prophet spoke an extract from his writings to prove the truth of the Incarnation. Arranged on three planes around the forecourt, the prophets are positioned symmetrically in relation to the axis of the composition. There are several similarities, as if they were actor in the same scene, but a few stand out as protagonists in a central drama. The prophet carries a phylactery, which is inscribed: “Babylon, Babylon, i charge thee. I charge thee, tyrant of Chaldea: But to thee, benign God, i sing in psalms. ” Habakkuk, chap. 1.
Palavras-chaves: 
  • Arte Sacra
  • Brasil
  • Escultura Barroca
  • Aleijadinho
  • Antônio Francisco Lisboa
  • Estilo Barroco
  • Minas Gerais
Palavras chaves: 
  • Sacred Art
  • Baroque Sculpture
  • Baroque Style
Créditos: 
texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme e fotografia por Jacob Gelwan
Local: 
Congonhas do Campo, Minas Gerais - Brasil
Referência bibliográfica: 
  • BAZIN, Germain. Aleijadinho e a escultura Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1970.
  • OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o santuário de Congonhas. Roteiros do Patrimônio. Brasília: Monumenta/Iphan, 2006.
  • TEIXEIRA, José de Monterroso. Aleijadinho, o teatro da fé. São Paulo: Metalivros, 2007.
  • TIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil, World Heritage sights in Brazil. São Paulo: Metalivros, 2000.
  • TOLEDO, Benedito Lima de. Do Século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In História Geral da Arte no Brasil. (ZANINI, Walter, org.). São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1993.
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252156
Tipo de Licença: 
Personalizado
Aparece nas coleções:Arte Brasileira - Barroco

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imagem_geral.jpgAdro com os profetas5.47 MBJPEGThumbnail
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Congonhas Aleijadinho, Habacuque (71).JPGCongonhas Aleijadinho, Habacuc3.26 MBJPEGThumbnail
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Congonhas Aleijadinho, Habacuque (82).JPGCongonhas Aleijadinho, Habacuque2.36 MBJPEGThumbnail
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