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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252184
Title: 
Igreja de São Francisco de Assis de São João del Rei
Other Titles: 
Church of São Francisco de Assis
Author(s): 
(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio
Institution: 
Acervo "Barroco Memória Viva"
Description: 
A construção da igreja pertence à última fase do barroco, também denominado de rococó. De acordo com alguns estudiosos, a autoria do projeto da igreja pertence a Aleijadinho, bem como o medalhão da fachada, algumas esculturas do interior, os dois primeiros altares junto ao arco-cruzeiro e a imagem de São João Evangelista. O altar-mor foi feito a partir de um esboço de Antônio Francisco Lisboa e alterado por Francisco de Lima Cerqueira e executado por Luís Pinheiro. Francisco de Lima Cerqueira é responsável por quase todas as esculturas e obras de talha presentes na igreja. As características externas da igreja aproximam-se do espírito barroco puro, enquanto seu interior espelha certo abandono das primeiras fases. A planta é curva, e o templo está disposto dentro de um adro igualmente curvo. Entre as torres, frontão ladeado de ornatos barrocos, com escultura de São Francisco ajoelhado de mãos abertas diante da imagem de Jesus Crucificado. Internamente, a capela-mor constitui-se exemplo puro da terceira fase do barroco. O retábulo apresenta, na parte superior, complexa escultura representando a Santíssima Trindade. Os altares laterais apresentam dosséis mais ou menos estilizados, rococós, cheios de esculturas variadas, providos de colunas torsas ou de complexos consolos. Os dois púlpitos têm dosséis cônicos, onde se apóiam grandes figuras esculpidas. O emprego de pedra abundante na região culminando com as portadas esculpidas por Aleijadinho nas igrejas franciscanas de Ouro Preto (1770) e São João del Rei (1774), ambas em colaboração com Francisco de Lima Cerqueira marca o ponto alto da ornamentação rococó.
Abstract: 
As grandes igrejas terceiras carmelitas e franciscanas posicionadas nos melhores terrenos da malha urbana ganharam visibilidade com as fachadas levemente curvas como a do Carmo (1766-70), projeto do pai de Aleijadinho, Manoel Francisco Lisboa. A rivalidade das ordens terceiras resultou na contratação dos melhores artífices e arquitetos que acorreram para aquela região advindos do norte de Portugal. Tombamento preservation register : n° 171-T-78
Issue Date: 
14-Jun-2009
Issue Date: 
3-Dec-2014
Sinopse: 
According to some scholars, this late Baroque church was designed by Aleijadinho, who was also responsible for the medallion on the façade, some of the sculptures in the interior, the first two altars next to the chancel arch, and the image of St. John the Apostle. The high altar was also designed by Aleijadinho and has since been completely altered by Francisco Lima Cerqueira and Luís Pinheiro. Francisco de Lima Cerqueira produced almost all the sculptures and carvings seen in the church. The characteristics of the exterior approach those of the pure Baroque style, while its interior abandon the earlier phase to some extent. The floor plan is curvilinear, and the church is also set within a curved court. Flanked by towers, the pediment has Baroque ornaments on either side with a statue of St. Francis kneeling open-armed before Christ crucified. Inside, the chancel is a pure example of the third phase of the Baroque. The upper half of the retable contains a complex sculpture representing the Holy Trinity. The Rococo canopies over the side altars are stylized and filled with a variety of sculptures, wreathed columns and complex consoles. The two pulpits have conical canopies bearing large sculpted figures.
Keywords: 
  • Arquitetura barroca
  • Estilo Barroco
  • Arte Sacra
  • Período Colonial
Keywords: 
  • Baroque Architecture
  • Baroque Style
  • Sacred Art
Credits: 
Fotografia de Percival Tirapeli; Tratamento das imagens por Letícia Mayumi Ozono.
Place: 
São João del Rei, Minas Gerais - Brasil
Bibliographic Citation: 
  • BAZIN, German. A arquitetura religiosa e barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, v. I e II, 1983.
  • NICOLAEFF, Alex. Igrejas rococó em Minas e na Baviera. In: Revista Barroco – Arquitetura e artes plásticas: Maneirismo/Barroco/Rococó. Ouro Preto: UFOP, 1989, v. 15.
  • TELLES, Augusto C. da S. Alguns aspectos da arquitetura da segunda metade do século XVIII no Brasil. In: Revista Barroco – Arquitetura barroca no Brasil. Minas Gerais: UFMG, 1974, v.6.
  • TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329
  • TIRAPELLI, Percival. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil.
  • OLIVEIRA, Myriam A. R. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Casac & Naif, 2003.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252184
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
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mg_isfa_001Retábulo Lateral921.86 kBJPEGThumbnail
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mg_isfa_002Detalhe do Retábulo1.51 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_003Detalhe do retábulo1.68 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_004Detalhe do retábulo1.68 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_005Capela-mor1.99 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_006Forro da capela-mor1.7 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_007Detalhe do retábulo1.71 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_008Detalhe do retábulo1.86 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_009Detalhe do retábulo1.79 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_010Detalhe coluna salomônica e imagem de São Gonçalo1.76 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_011Detalhe da entrada1.5 MBJPEGThumbnail
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mg_isfa_012Visão lateral da igreja1.4 MBJPEGThumbnail
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