Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252185
- Title:
- Igreja de N. Sra. do Monte do Carmo de Sabará
- Church of Nossa Senhora do Monte do Carmo
- (Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio
- Acervo "Barroco Memória Viva"
- Segue traçado tradicional e está apertada entre o morro e o cemitério da ordem terceira do Carmo, de onde se tem a melhor vista da robusta fachada. Dentro do templo, espalhadas pelas paredes lisas, várias jóias da escultura mineira. São seguramente de Aleijadinho os púlpitos, os santos dos altares laterais – São João da Cruz e São Simão Stock - e os atlantes que sustentam o coro, bem como o risco da fachada. O altares laterais e o da capela-mor foram executados por Francisco Viera Servas. Para aliviar o peso visual da fachada com linhas retas e divisão marcante das torres e corpo da igreja, foi encomendado ao Aleijadinho o desenho da portada e do triângulo frontão. Na portada como em toda fachada inseriu uma pedra escura que com linhas curvas desviou a atenção das linhas retas estruturais das pedras róseas. Internamente, Aleijadinho interferiu no traçado reto tradicional dando movimentação com a balaustrada torneada e o coro ambos na nave. As ondulações do coro e os dois anjos atlantes que o suportam são de soluções inéditas para a modernização naquele momento de transição do barroco para o rococó.
- Em 1763, a partir da iniciativa da Ordem Terceira do Carmo, dá-se o lançamento da pedra fundamental. Aleijadinho foi o responsável pelo risco do frontispício, mais precisamente da portada, púlpitos, coro, balaustrada e imagens de São João da Cruz e São Simão Stock. A talha dos altares pertence a Francisco Vieira Servas, e Joaquim Gonçalves da Rocha executou a pintura do teto da nave. Veríssimo Vieira da Mota e o pintor José Ribeiro da Fonseca finalizaram várias obras de douramento. Tombamento preservation register: nº 67-T-116
- 13-Jun-2009
- 3-Dec-2014
- The foundation Stone was laid in 1763, on the initiative of the Third Order of Carmo. Aleijadinho designed the frontispiece, or more precisely the portal, pulpits, choir, balustrade and sculptures of St. John of the Cross and St. Simon Stock. The altar wood carvings are by Francisco Vieira Servas, and the nave ceiling paintings by Jaquim Gonçalves da Rocha. Veríssimo Vieira da Mota and José Ribeiro da Fonseca were responsible for gilding several pieces.
- Arquitetura barroca
- Estilo Barroco
- Arte Sacra
- Período Colonial
- Baroque Architecture
- Baroque Style
- Sacred Art
- Fotografia de Percival Tirapeli; Tratamento das imagens por Letícia Mayumi Ozono.
- Sabará, Minas Gerais - Brasil
- BAZIN, German. A arquitetura religiosa e barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, v. I e II, 1983.
- TELLES, Augusto C. da S. Alguns aspectos da arquitetura da segunda metade do século XVIII no Brasil. In: Revista Barroco – Arquitetura barroca no Brasil. Minas Gerais: UFMG, 1974, v.6.
- TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329
- TIRAPELLI, Percival. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil.
- OLIVEIRA, Myriam A. R. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Casac & Naif, 2003.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252185
- Personalizado
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mg_insmc_001 | Fachada | 1.26 MB | JPEG | View/Open |
mg_insmc_002 | Vista Geral (Nave e capela-mor) | 1.66 MB | JPEG | View/Open |
mg_insmc_003 | Vista do forro | 1.46 MB | JPEG | View/Open |
mg_insmc_004 | Vista do forro | 1.48 MB | JPEG | View/Open |
mg_insmc_005 | Retábulo lateral | 1.7 MB | JPEG | View/Open |
mg_insmc_006 | Detalhe | 1.56 MB | JPEG | View/Open |
mg_insmc_007 | Detalhe | 1.68 MB | JPEG | View/Open |
mg_insmc_008 | Detalhe | 2.08 MB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.