You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252275
Title: 
Igreja e Claustro do Convento de São Francisco – Pintura do forro
Author(s): 
Jerônimo da Graça, Frei
Institution: 
Acervo "Barroco Memória Viva"
Description: 
O templo exibe um magnífico teto à mourisca, pintado e dourado pelo frei Jerônimo da Graça, entre 1733 e 1737. Este desenho foi repetido na igreja terceira carmelita de Cachoeira no Recôncavo Bahiano. No centro do coro, um edículo aloja um crucifixo de grandes dimensões encimado por um dossel e, sobre este, fogaréus. Os templos franciscanos de Salvador, na Bahia, e do Porto, em Portugal, representam os maiores empreendimentos de talha dourada do mundo português juntamente com o mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro.
Abstract: 
O convento foi fundado em 1587 e destruído durante a invasão holandesa. Em 1723, a reconstrução da igreja em foi dada como concluída, ainda que as obras se prolongassem até 1782. Em 1752, foram terminadas as obras do claustro, que contém o mais importante trabalho de azulejaria portuguesa no Brasil, pintada por Bartolomeu Antunes de Jesus. As balaustradas do corpo da igreja, uma parte do mobiliário do coro e os móveis da sacristia são de autoria de frei Luís de Jesus, apelidado de “Torneiro”. No altar lateral encontra-se a imagem de São Pedro de Alcântara, obra de Manoel Inácio da Costa. O altar-mor é de Pedro Ferreira, e o teto de frei Jerônimo da Graça. Tombamento (IPHAN): nº 86-T-1.
Issue Date: 
2-Mar-2012
Issue Date: 
10-Feb-2015
Sinopse: 
: The convent was founded in 1587 and destroyed during the Dutch invasion. The re-building of the church was considered finished in 1723, even though work went on until 1782. The façade is noticeable as of Cruzeiro Square, with twin towers covered in blue and white glazed tiles, with colossal trimmings. The triptych on the portal is in sandstone, with the triumphal arch on the central, wooden door, with diamond-shaped panels. The volutes on the window thresholds in the choir prepare us for the wider ones on the coping of the triangular pediment, in which the niche with the patron saint is set. The Franciscans fire arms were kept below the acroterion, surmounted by a cross and tiny concave rhythmus. The temple exhibits a magnificent Moorish-like ceiling, painted and gilded by friar Jerônimo da Graça between 1733 and 1737. The design was repeated in the Church of the Third Order of the Carmelites of Cachoeira, in the Recôncavo Baiano. There is an oratory in the middle of the choir with a very big crucifix, over which there is a canopy with cressets on top. The Franciscan temples in Salvador, in Bahia and Porto, in Portugal, represent the biggest gilded carving undertakings in the Portuguese world, along with the Monastery of São Bento in Rio de Janeiro.
Keywords: 
  • Arte sacra
  • Arte brasileira - Período colonial
  • Igreja católica - Brasil
  • Decoração e ornamento das igrejas
Credits: 
Fotografia de Percival Tirapeli; Tratamento de imagens por Thays Martins Oyakawa
Place: 
Salvador, Bahia - Brasil
Bibliographic Citation: 
  • BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1983. v.I, v.II.
  • DA COSTA, Mozart Alberto Bonazzi. A Talha Ornamental Barroca na Igreja Conventual Franciscana de Salvador = The Baroque Ornamental Carving in the Conventual Franciscan Church in Salvador. São Paulo: EDUSP, 2011.
  • TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil = Baroque Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros, 2008.
  • TOLEDO, Benedito Lima de. Do século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In: História Geral da Arte no Brasil. Walter Zanini (org). São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles - Fundação Djalma Guimarães, 1983.
  • VALLADARES, Clarival do Prado. Nordeste Histórico e Monumental. Salvador: Odebrecht S.A.,1990.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252275
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
BH_PFISF_01.jpgForro caixotonado e pintura da nave – Frei Jerônimo da Graça(1733-1737)5.44 MBJPEGThumbnail
View/Open
BH_PFISF_02.jpgForro caixotonado e pintura da nave – Frei Jerônimo da Graça(1733-1737)6.01 MBJPEGThumbnail
View/Open
BH_PFISF_03.jpgForro caixotonado e pintura da nave – Frei Jerônimo da Graça(1733-1737)5.77 MBJPEGThumbnail
View/Open
BH_PFISF_04.jpgForro caixotonado e pintura da nave – Frei Jerônimo da Graça(1733-1737)5.97 MBJPEGThumbnail
View/Open
BH_PFISF_05.jpgForro caixotonado e pintura da nave – Frei Jerônimo da Graça(1733-1737)5.75 MBJPEGThumbnail
View/Open
BH_PFISF_06.jpgForro caixotonado e pintura da nave – Frei Jerônimo da Graça(1733-1737)6.89 MBJPEGThumbnail
View/Open
BH_PFISF_07.jpgForro caixotonado e pintura da nave – Frei Jerônimo da Graça(1733-1737)5.99 MBJPEGThumbnail
View/Open
BH_PFISF_08.jpgForro da capela mor - Frei Jerônimo da Graça (1733-1737)6.57 MBJPEGThumbnail
View/Open
BH_PFISF_09.jpgForro da capela mor - Frei Jerônimo da Graça (1733-1737)6.82 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.