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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337797
Title: 
Palácio Pamphili
Author(s): 
Borromini, Francesco
Description: 
O Palácio Pamphili (Palazzo Pamphilj), um dos mais representativos palácios da Roma Barroca, é um um espaço fechado, com vista para a Piazza Navona, em Roma, projetado por Girolamo Rainaldi. Desde a década de 1920 o palácio é sede da embaixada do governo brasileiro em Roma, tendo sido adquirido pelo governo brasileiro em 1960. O palácio tem três pátios, além de um andar nobre com vinte e três salas com obras de renomados artistas.
Abstract: 
Atual embaixada do Brasil na Itália, o Palácio Pamphili (Palazzo Pamphilj), localizado no bairro Parione, com vista para a Piazza Navona, é um dos mais representativos palácios da Roma Barroca: um espaço fechado, projetado para despertar admiração, com grandiosas obras-primas. Quando Giovanni Battista Pamphilj se tornou papa em 1644, como Inocêncio X, a família iniciou a construção do palácio, que foi projetado por Girolamo Rainaldi (1570 - 1655), um dos maiores intérpretes da arte seiscentista. Por volta de 1920, parte do Palácio foi alugada pelo governo brasileiro, que a tomou sede de sua embaixada. Em 1960, tal contrato de locação foi transformado em ato de venda, o que suscitou alguma controvérsia na opinião pública e na imprensa local. A aquisição foi realizada entre outubro e novembro de 1960 pelo Governo de Juscelino Juscelino Kubitschek. Concluída a restauração de todo o Palácio (estrutura e salões internos), em conformidade com a orientação da Superintendência das Belas Artes da Itália, foi inaugurado pelo presidente João Belchior Marques Goulart em 05 de novembro de 1961. O interior do Palácio tem três pátios, sendo a entrada particularmente alta e luminosa. O andar nobre tem vinte e três salas afrescadas por artistas renomados, tais como Giacinto Gimignani, Gaspard Dughet, Andrea Camassei, Giacinto Brandi, Francesco Allegrini e Pier Francesco Mola. O pintor barroco Pietro da Cartona pintou a longa galeria com afrescos na técnica trompe l'oeil, entre 1651 e 1654, projetada por Francesco Borromini, que também projetou a Igreja de Sant'Agnese in Agone que pertencia ao Palácio.
Issue Date: 
16-Dec-2015
Keywords: 
  • Barroco
  • Arquitetura Italiana
  • Roma
  • Embaixada
Credits: 
Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Lauro Galvão de O. Elme; Pesquisa: Fernanda Aiub
Place: 
Roma, Lácio - Itália
Bibliographic Citation: 
  • GONDIN, Hugo Gauthier de Oliveira. Casa do Brasil em Roma. Palácio Doria-Pamphili.Histórico e documentação. Roma: Oficina Gráfica do Sepro, 1963.
  • Ministério de Relações Exteriores. Ambasciata del Brasile a Roma. Disponível em: <http://www.ambasciatadelbrasile.it/home.asp> Acesso em: 16 de dezembro de 2015
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337797
Licence Type: 
Personalizado
Type: 
  • Imagem
  • Relatorio Tecnico
Appears in Collections:Arte Europeia

Item Files
File Description SizeFormat 
palazzo_pamphili_001.jpgPlácio Pamphilj, 1644 - 1650 Projeto arquitetônico: Girolamo Rainaldi (1570 -1655)2.06 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_002.jpgPlácio Pamphilj, fachada2.8 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_003.jpgPórtico de entrada para o primeiro andar2.67 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_004.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Arquitetura de Francesco Borromini (1599 - 1667)4.91 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_005.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Vênus obtém de Vulcano armas para Enéias Afresco (1651-1654)5.12 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_006.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Júpiter preside o Conselho dos Deuses (detalhe). Afresco (1651-1654)4.64 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_007.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Netuno e seu tritão aproxima o navio de Enéias à praia de Circe. Afresco (1651-1654)5.04 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_008.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) A Fúria (embaixo, à esquerda), chamado por Juno, desce ao inferno. Afresco (1651-1654)4.81 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_009.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Neptune empurra os ventos em suas cavernas para promover NAVEGAÇÃO Aeneas. Afresco (1651-1654)4.77 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_010.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe.Afresco (1651-1654)4.75 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_011.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654)4.94 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_012.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654)4.61 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_013.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654)4.56 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_014.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654)4.62 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_015.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654)5.05 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_016.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Busto do Papa Inocêncio X (direita). Gian Lorenzo Bernini (1598 – 1680)4.82 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_017.jpgGaleria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe.4.35 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_018.jpgSala das Virtudes Detalhe. Afresco 5.21 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_019.jpgSala das Virtudes Detalhe. Afresco 5.33 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_020.jpgSala das Virtudes Detalhe. Afresco 5.31 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_021.jpgSala das Virtudes Detalhe. Afresco 5.26 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_022.jpgSala das Virtudes Detalhe. Afresco 5.19 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_023.jpgSala de Ovídio4.37 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_024.jpgSala de Ovídio5.39 MBJPEGThumbnail
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palazzo_pamphili_025.jpgSala Palestrina Projeto: Francesco Borromini (1599 - 1667)4.29 MBJPEGThumbnail
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