Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337797
- Title:
- Palácio Pamphili
- Borromini, Francesco
- O Palácio Pamphili (Palazzo Pamphilj), um dos mais representativos palácios da Roma Barroca, é um um espaço fechado, com vista para a Piazza Navona, em Roma, projetado por Girolamo Rainaldi. Desde a década de 1920 o palácio é sede da embaixada do governo brasileiro em Roma, tendo sido adquirido pelo governo brasileiro em 1960. O palácio tem três pátios, além de um andar nobre com vinte e três salas com obras de renomados artistas.
- Atual embaixada do Brasil na Itália, o Palácio Pamphili (Palazzo Pamphilj), localizado no bairro Parione, com vista para a Piazza Navona, é um dos mais representativos palácios da Roma Barroca: um espaço fechado, projetado para despertar admiração, com grandiosas obras-primas. Quando Giovanni Battista Pamphilj se tornou papa em 1644, como Inocêncio X, a família iniciou a construção do palácio, que foi projetado por Girolamo Rainaldi (1570 - 1655), um dos maiores intérpretes da arte seiscentista. Por volta de 1920, parte do Palácio foi alugada pelo governo brasileiro, que a tomou sede de sua embaixada. Em 1960, tal contrato de locação foi transformado em ato de venda, o que suscitou alguma controvérsia na opinião pública e na imprensa local. A aquisição foi realizada entre outubro e novembro de 1960 pelo Governo de Juscelino Juscelino Kubitschek. Concluída a restauração de todo o Palácio (estrutura e salões internos), em conformidade com a orientação da Superintendência das Belas Artes da Itália, foi inaugurado pelo presidente João Belchior Marques Goulart em 05 de novembro de 1961. O interior do Palácio tem três pátios, sendo a entrada particularmente alta e luminosa. O andar nobre tem vinte e três salas afrescadas por artistas renomados, tais como Giacinto Gimignani, Gaspard Dughet, Andrea Camassei, Giacinto Brandi, Francesco Allegrini e Pier Francesco Mola. O pintor barroco Pietro da Cartona pintou a longa galeria com afrescos na técnica trompe l'oeil, entre 1651 e 1654, projetada por Francesco Borromini, que também projetou a Igreja de Sant'Agnese in Agone que pertencia ao Palácio.
- 16-Dec-2015
- Barroco
- Arquitetura Italiana
- Roma
- Embaixada
- Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Lauro Galvão de O. Elme; Pesquisa: Fernanda Aiub
- Roma, Lácio - Itália
- GONDIN, Hugo Gauthier de Oliveira. Casa do Brasil em Roma. Palácio Doria-Pamphili.Histórico e documentação. Roma: Oficina Gráfica do Sepro, 1963.
- Ministério de Relações Exteriores. Ambasciata del Brasile a Roma. Disponível em: <http://www.ambasciatadelbrasile.it/home.asp> Acesso em: 16 de dezembro de 2015
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337797
- Personalizado
- Imagem
- Relatorio Tecnico
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
palazzo_pamphili_001.jpg | Plácio Pamphilj, 1644 - 1650 Projeto arquitetônico: Girolamo Rainaldi (1570 -1655) | 2.06 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_002.jpg | Plácio Pamphilj, fachada | 2.8 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_003.jpg | Pórtico de entrada para o primeiro andar | 2.67 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_004.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Arquitetura de Francesco Borromini (1599 - 1667) | 4.91 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_005.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Vênus obtém de Vulcano armas para Enéias Afresco (1651-1654) | 5.12 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_006.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Júpiter preside o Conselho dos Deuses (detalhe). Afresco (1651-1654) | 4.64 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_007.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Netuno e seu tritão aproxima o navio de Enéias à praia de Circe. Afresco (1651-1654) | 5.04 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_008.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) A Fúria (embaixo, à esquerda), chamado por Juno, desce ao inferno. Afresco (1651-1654) | 4.81 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_009.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Neptune empurra os ventos em suas cavernas para promover NAVEGAÇÃO Aeneas. Afresco (1651-1654) | 4.77 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_010.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe.Afresco (1651-1654) | 4.75 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_011.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654) | 4.94 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_012.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654) | 4.61 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_013.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654) | 4.56 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_014.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654) | 4.62 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_015.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. Afresco (1651-1654) | 5.05 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_016.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Busto do Papa Inocêncio X (direita). Gian Lorenzo Bernini (1598 – 1680) | 4.82 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_017.jpg | Galeria Pietro de Cortona (1596 - 1669) Detalhe. | 4.35 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_018.jpg | Sala das Virtudes Detalhe. Afresco | 5.21 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_019.jpg | Sala das Virtudes Detalhe. Afresco | 5.33 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_020.jpg | Sala das Virtudes Detalhe. Afresco | 5.31 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_021.jpg | Sala das Virtudes Detalhe. Afresco | 5.26 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_022.jpg | Sala das Virtudes Detalhe. Afresco | 5.19 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_023.jpg | Sala de Ovídio | 4.37 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_024.jpg | Sala de Ovídio | 5.39 MB | JPEG | View/Open |
palazzo_pamphili_025.jpg | Sala Palestrina Projeto: Francesco Borromini (1599 - 1667) | 4.29 MB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.