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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337925
- Title:
- Igreja da Ordem Terceira do Carmo
- Church of the Third Order
- Carvalho, Francisco Xavier Vaz de
- Acervo "Barroco Memória Viva"
- A fachada verticalizada é composta por cinco tramos e dois pavimentos encimada por frontão curvilíneo que se amplia na base das torres sineiras arrematadas em bulbos azulejados. Todo revestimento externo é em granito carioca seguindo orientação estilística pombalina de linhas classicizantes nas pilastras e barrocas no frontão. A portada principal é ricamente trabalhada bem como a da lateral no beco dos Barbeiros, ambas com medalhões com a Virgem, bentos em 1761, em pedra de lioz vindas de Portugal e que segundo Lúcio Costa poderia ter sido apreciado por Aleijadinho quando esteve no Rio de Janeiro. A imensa planta retangular nos moldes lisboeta impressiona pela altura e ornamentação iniciada por Luís da Fonseca Rosa em 1768 pelos altares devocionais dos Passos da Paixão. A capela-mor teve interferência de mestre Valentim bem como o retábulo executado ocupando todo arco pleno do fundo da capela. Três pares de colunas salomônicas, semelhantes aos dos altares laterais, sustentam o entablamento complexo por seus recuos e planos distintos tendo os nichos das esculturas retabulares bem próximos ao trono na camarinha. O coroamento é espetacular com anjos adoradores sobre volutas truncadas e a tarja do Cristo em Ascensão pairando sobre resplendores de metal povoado de cabecinhas de anjinhos. Uma cúpula ricamente ornada na capela-mór com um lanternim deixa a luminosidade derramar sobre o altar com o frontal em prata cinzelada.
- A igreja começou a ser construída em 1755 e foi concluída em 1770 tendo como construtor o mestre português Manuel Alves Setúbal que também fez a igreja de São Francisco de Paula. É um dos maiores projetos de seu período de planta retangular destacada das construções vizinhas com organização equilibrada dos espaços estruturais e funcionais. As torres seguem o projeto de Manuel Joaquim de Mello Corte Real terminada em 1850. Tombamento: 24-T-38
- 27-Jun-2016
- The church began to be erected in 1755 and was finished in 1770; its builder was Portuguese master Manuel Alves Setúbal, who also built the Church of São Francisco de Paula. It is one of the most important designs of the period, with a rectangular layout that distinguishes it from its neighbors, well-balanced in its project, both structurally and functionally. The towers, concluded in 1850, were designed by Manuel Joaquim de Mello Corte Real. The vertical façade is composed of five bays and two pavements, with a curvilinear pediment on top that widens at the base of the bell towers, trimmed in tiled bulbs. The entire external facing is in Carioca granite, following Pombalino stylistic orientation of classic lines on the pilasters and baroque ones on the pediment. The main portal is delicately carved, as is the side door in the Barbeiros alley, both carved in medallions representing the Virgin, blessed in 1761, in lias stone coming from Portugal. According to Lúcio Costa, the work may have been seen by Aleijadinho when he was in Rio de Janeiro. The rectangular groundplan in the style of Lisbon is impressive due to its height and decoration initiated by Luís da Fonseca Rosa in 1768, with the side altars with the Passion of Christ. The main retable, which occupies the whole jack arch in the rear of the chapel, was remodeled by master Valentim. Three pairs of Solomonic columns, similar to those in the side altars, support the complex entablature with recesses and different levels, and the retable statuary is very close to the throne in the space over the tabernacle. The coping is spectacular, with adoring angels on garbled volutes and the cartouche of Christ in Ascension in glory hovering over little angel heads of shining metal. The richly decorated cupola above, with a lantern, allows the light to stream in over the altar with a chiseled, silver front.
- Barroco
- Arquitetura barroca
- Arte sacra
- Igreja barroca
- Baroque Architecture
- Baroque Style
- Texto e fotografias por Percival Tirapeli; Tratamento de imagens por Letícia Mayumi Ozono
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil
- COSTA, Lúcio M. “A arquitetura dos jesuítas no Brasil”, in: Revista do Patrimônio – 60 Anos: a Revista. Rio de Janeiro, Iphan/Minc, 1997, pp. 104 – 169.
- TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. São Paulo: Metalivros, 2008.
- VALLADARES, Clarival do P. Rio Barroco. Rio de Janeiro, Bloch Editoras, 1978, vol. I.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337925
- Personalizado
- Imagem
- Relatorio Tecnico
File | Description | Size | Format | |
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rj_otc_00.jpg | Fachada | 1.39 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_00_.JPG | Portada em pedra de lióz da Igreja da Ordem Terceira | 2.94 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_00__.jpg | Nossa Senhora do Carmo. Portada da porta lateral em pedra de lióz | 106.43 kB | JPEG | View/Open |
rj_otc_00___.jpg | Nossa Senhora do Carmo oferecendo o escapulário para São Simão Stock (foto por Siqueira) | 360.17 kB | JPEG | View/Open |
rj_otc_01.JPG | Ornamentação parietal lateral | 3.26 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_03.jpg | Ornamentação parietal lateral e arco cruzeiro | 3.05 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_04.JPG | Ornamentação parietal lateral do altar do Cristo da coluna | 3.08 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_05.jpg | Visão de Nossa Senhora do Carmo. Relevo do arco cruzeiro | 1.75 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_06.jpg | Retábulo-mor | 1.62 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_07.jpg | Lavabo | 1.08 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_08.jpg | Corredor lateral | 1.02 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_09.jpg | Alegoria da caridade | 1.32 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_10.jpg | Alegoria da esperança (mármore) | 1.2 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_11.jpg | Alegoria da fé | 1.26 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_12.jpg | Portão em ferro fundido do corredor lateral | 1.35 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_13.jpg | Corredor lateral entre as duas igrejas carmelitas | 1.37 MB | JPEG | View/Open |
rj_otc_14.jpg | Portão em ferro fundido do beco entre as duas igrejas carmelitas | 1.52 MB | JPEG | View/Open |
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