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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337927
- Title:
- Igreja N. Sra. da Santa Cruz dos Militares
- Church of N. S. da Santa Cruz dos Militares
- Faria, Brigadeiro José Custódio de Sá e
- Acervo "Barroco Memória Viva"
- O desenho do frontispício apresenta monumentalidade pela proporção dos cinco tramos no primeiro pavimento e três no segundo encimado por um triângulo frontão com uma cruz sobre o acrotério na parte central. A horizontalidade advém das duas volutas laterais sobre o entalhamento das portas que dão acesso aos corredores. O corpo da igreja tem uma porta central ladeada por nichos e o pórtico com colunas em pedra com capitéis jônicos são de mármore. Unindo a sacada e janelas do coro há quatro nichos para os santos evangelistas. Mestre Valentim que lá trabalhou entre 1805 a 1811, esculpiu dois deles em cedro: São Mateus e São João, recolhidos atualmente no Museu Histórico e Nacional. As quatro esculturas em mármore de Carrara nos atuais nichos são do escultor acadêmico Jean-Louis Despré, vindas da Itália em 1926. Internamente a surpresa está na alvura da ornamentação, com o mínimo de policromia e mesmo douramento, permitindo que a rica talha rococó se revele aos pouco a partir da capela-mor, obra de mestre Valentim. Na entrada, o arco ornamentado que sustenta o coro é surpreendente pelas guirlandas e buquês de flores que se adensam até quase a altura dos olhos emoldurando toda a nave com relevos simbólicos cristãos e maçônicos, típicos do Iluminismo.
- Sua lateral ocupa grande parte da Rua do Ouvidor e a fachada está a antiga Rua Direita, vias nevrálgicas da antiga capital tanto no período colonial como imperial. É exemplar raro que combina fachadismo romano, materiais nobres como madeira, granito e mármore. A solução como da pequena torre sineira nos fundos é a maneira de Braga em Portugal e as volutas na lateral para dar leveza à fachada é inspirada na igreja jesuítica de Gesù em Roma, projeto da planta de Giacomo Barozzi Vignola (1568) e a fachada de Giacomo della Porta (1571). A talha da capela-mor de mestre Valentim foi em grande parte refeita depois de um incêndio de 1923. Em 1853, Antônio de Pádua e Castro fez as tribunas sobre os corredores e preencheu espaços livres deixados por aquele mestre acrescentando painéis com as armas do Império e troféus militares. A antiga abóbada em madeira foi substituída em 1914 por outra em cimento armado . Tombamento: n° 14-T -89.
- 27-Jun-2016
- Its side occupies a large part of Ouvidor Street and the façade (Brigadeiro José Custódio de Sá e Faria) is on old Direita Street, nerve centers of the former capital, as much during the colonial as the imperial periods. It is a rare example that mixes a roman façade with noble materials such as wood, granite and marble and uses the solution of the small bell tower in the back. The volutes on the side, which lend lightness to the façade, are inspired on the Jesuit Church of Gesù in Roma – design and layout Giacomo Barozzi Vignola (1568) and façade by Giacomo della Porta (1571). The façade’s design is monumental. The lightness comes from the five bays on the first floor and three on the second, above which there is a triangular pediment with a cross on top of the acroterion in the center. Its width is confirmed by the two side volutes on top of the woodcarvings on the doors that go to the aisles. The body of the church has a central entranceway, with niches on either side, and the portal, with stone columns and Ionic capitals, is all in marble. There are four niches for the evangelical saints connecting the balcony and windows. Master Valentim, who worked there between 1805 and 1811, sculpted two of them in cedar: São Mateus and São João. As soon as one enters the impact is in the whiteness of the decorations, with a minimum of polychrome and even gilding, allowing the rich, rococo woodcarving to unravel little by little as of the main chapel by master Valentim. The decorated arch that supports the choir is surprising for its garlands and bouquets of flowers in the narthex, which thicken almost up to eye level, framing the whole nave in Christian and Masonic symbolic reliefs, typical of the Enlightenment.
- Barroco
- Arquitetura barroca
- Arte sacra
- Igreja barroca
- Baroque Style
- Baroque Architecture
- Texto e fotografias por Percival Tirapeli; Tratamento de imagens por Letícia Mayumi Ozono
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil
- CARVALHO, Benjamim de A. Igrejas Barrocas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1966.
- TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. São Paulo: Metalivros, 2008.
- VALLADARES, Clarival do P. Rio Barroco. Rio de Janeiro, Bloch Editoras, 1978, vol. I.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337927
- Personalizado
- Imagem
- Relatorio Tecnico
File | Description | Size | Format | |
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rj_scm_00.JPG | Fachada | 2.8 MB | JPEG | View/Open |
rj_scm_01.JPG | Nave e capela-mor | 3.16 MB | JPEG | View/Open |
rj_scm_02.jpg | Ornamentação do coro e lateral | 1.41 MB | JPEG | View/Open |
rj_scm_04.jpg | Vista da Nave | 152.25 kB | JPEG | View/Open |
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