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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/370189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAguirregabiria, Juan M-
dc.date2009-12-14-
dc.date2010-05-07T14:46:46Z-
dc.date2011-01-28T18:52:44Z-
dc.date2011-01-28T18:52:44Z-
dc.date2011-01-28T18:52:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-26T18:07:10Z-
dc.date.available2016-10-26T18:07:10Z-
dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16170-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/370189-
dc.descriptionDois blocos são presos por uma corda ideal, isto é, uma corda sem massa e inextensível. Um buraco é feito numa mesa plana horizontal, e o fio que une os dois blocos atravessa o buraco, de forma que um dos blocos fica sobre a mesa e o outro, suspenso pelo fio, sob a mesa. As massas dos blocos são diferentes. O bloco que está sobre a mesa é posto a girar, e não há atrito entre a superfície da mesa e este bloco. A simulação permite que se visualize os movimentos de ambos os blocos, tanto o que se move sobre a mesa quando o que se movimenta verticalmente, e um gráfico, que mostra a energia do sistema-
dc.descriptionDependendo do nível que se deseja trabalhar o recurso; em nível médio e para estudantes no começo de uma graduação da área de ciencias da natureza, o estudante já deve ter visto as leis de newton e conservação de energia. O mesmo recurso pode ser explorado também num nível mais profundo, com estudantes que estejam cursando uma disciplina de mecânica de um ciclo profissional, por exemplo. Neste caso, é interessante que o estudante domine os conceitos citados anteriormente e que possua o ferramental do cálculo diferencial e integral-
dc.descriptionEducação Superior::Ciências Exatas e da Terra::Física-
dc.descriptionEnsino Médio::Física-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
dc.relationhttp://www.compadre.org/osp/items/detail.cfm?ID=7598-
dc.relationmassa_na_mesa.jar-
dc.rightsGNU General Public License (GPL) version 2-
dc.sourcehttp://portal.if.uff.br/OSP/massa_na_mesa.jar-
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos::2º Ciclo::Ciências Naturais::Visões de mundo-
dc.subjectEducação Superior::Ciências Exatas e da Terra::Física::Física Geral-
dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações-
dc.subjectConsevação de energia-
dc.subjectLeis de newton-
dc.subjectmovimento harmônico-
dc.titleMassas e mesa-
dc.titleOrbiting Mass on a Table 3D Model-
dc.typeoutro-
dc.description2Esta simulação permite que se discuta a conservação de energia, e como a energia cinética se converte em energia potencial e vice-versa. Pode-se explorar também o movimento curvilíneo executado pelo bloco sobre a mesa, que não é o exemplo usualmente abordado de movimento circular uniforme, e o movimento executado pelo bloco que se move verticalmente, que pode ser visualizado como um movimento hamônico simples em primeira aproximação-
dc.description3Requer instalação de ambiente java (www.java.com)-
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

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