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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/370191
Title: 
  • Mola em queda
  • Falling Slinky Model
Author(s): 
Christian, Wolfgang
Language: 
por
Description: 
  • A simulação pretende mostrar quais os efeitos de usarmos molas 'reais', que possuem massa, ao contrário da simplificação corriqueira de supor que a massa da mola é nula. Para emular o efeito de uma mola massiva, temos então 20 molas ideais, sem massa, mas que conectam 20 massas iguais. Pode-se por este sistema para cair e visualizar como é a evolução do mesmo, em duas situações distintas. Numa, a extremidade superior da mola é segurada, e noutra pode-se largar esta extremidade
  • O estudante já deve ter visto o movimento vertical (queda livre) e deve conhecer as leis de Newton o bastante para que esteja familiarizado com as aplicações da lei de hooke na dinâmica de corpos
  • Educação Superior::Ciências Exatas e da Terra::Física
  • Ensino Médio::Física
Issue Date: 
  • 14-Dec-2009
  • 7-May-2010
  • 28-Jan-2011
  • 28-Jan-2011
  • 28-Jan-2011
Publisher: 
Universidade Federal Fluminense
Keywords: 
  • Educação de Jovens e Adultos::2º Ciclo::Ciências Naturais::Visões de mundo
  • Educação Superior::Ciências Exatas e da Terra::Física::Física Geral
  • Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações
  • Lei de Hooke
  • queda livre
Notes: 
O estudante deve perceber que suposição que em geral se faz de que uma mola tem massa desprezível, embora um pouco artificial a princípio, simplifica consideravelmente a descrição de sistemas físicos. É interessante que se discuta então com os alunos em que circunstâncias pode-se supor que as molas não tem massa
Credits: 
Requer instalação de ambiente java (www.java.com)
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16172
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/370191
Rights: 
GNU General Public License (GPL) version 2
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

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