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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
dc.contributor.authorProjeto Condigital MEC – MCT-
dc.contributor.authorGomes, Anne Michelle Dysman-
dc.contributor.authorFerreira, Carlos Eduardo Castaño-
dc.contributor.authorSantos, Wagner Luiz Oliveira dos-
dc.contributor.authorCabral Júnior, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorFerreira, Paulo Alberto Vitorino-
dc.contributor.authorSiqueira Júnior, Manoel Mariano-
dc.contributor.authorBortolossi, Humberto José-
dc.contributor.authorRezende, Wanderley Moura-
dc.date2011-02-23T14:25:57Z-
dc.date2011-02-23T14:25:57Z-
dc.date2011-02-23T14:25:57Z-
dc.date2011-02-23T14:25:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-26T18:12:08Z-
dc.date.available2016-10-26T18:12:08Z-
dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16532-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372672-
dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
dc.descriptionA sequência de atividades tem como objetivo a caracterização da função quadrática a partir do seu comportamento variacional. O estilo estudo dirigido permeia o desenvolvimento de todas as atividades. Pode-se navegar pelas atividades de forma sequencial ou por meio de um menu disponibilizado na parte superior das páginas que compõem o módulo. O estudo do comportamento variacional da função quadrática é desenvolvido em três cenários distintos: gráfico, numérico e simbólico. O cenário gráfico é desenvolvido por meio de applets construídos com o software GeoGebra. Espera-se, por exemplo, que, uma vez escolhidos os valores dos parâmetros a, b e c da função f(x) = ax2+bx+c e um valor para Δx, sejam observados (gráfica e numericamente) que a variação Δy = f(x+Δx)-f(x) varia linearmente em relação à x, ou, de modo equivalente, que a variação segunda de y, Δ2y, permanece constante em relação à x. No cenário numérico, desenvolve-se o estudo das relações existentes entre as progressões aritméticas xn com valores no domínio da função e as sequências de valores f(xn), bem como as variações dessas últimas. As atividades têm como referência uma planilha que calcula yn = f(xn), Δyn e Δ2yn, quando se variam os valores numéricos dos parâmetros da função, de Δx e do ponto inicial x0 da progressão aritmética escolhida. À medida que se respondem as questões das atividades nos cenários gráfico e numérico, os cálculos algébricos que justificam os resultados observados e conjeturados são apresentados. Consideramos esse momento imprescindível! Só o cálculo algébrico dá a garantia efetiva de que o que foi observado tem validade para quaisquer x0 e Δx escolhidos, ainda que estes valores fossem irracionais (coisa que o computador não faz!). Ao realizar esses cálculos estaremos não só realizando a passagem do nível discreto para o nível contínuo como estaremos exercitando efetivamente o modo de pensar matemático. Numa etapa seguinte, a caracterização da função quadrática a partir do seu comportamento variacional é então apresentada formalmente. E, por último, são apresentadas situações problemas que estimulem o uso da função quadrática como modelo. Algumas animações em flash são utilizadas para uma melhor visualização das situações descritas nos enunciados dos problemas-
dc.languagepor-
dc.relationquadratica-iniciar.html-
dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra-
dc.subjectGeoGebra-
dc.subjectResolução de problemas-
dc.subjectVariação-
dc.subjectFunção quadrática-
dc.titleVariação da função quadrática-
dc.typeoutro-
dc.description2Estudar a variação de uma função real quadrática; caracterizar uma função real quadrática a partir do seu comportamento variacional; resolver problemas do cotidiano ou científicos tendo a função quadrática como modelo-
dc.description3Requisitos: navegador (Firefox 2+ ou Internet Explorer 7+) com a linguagem Java (1.4+) instalada. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, usar as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis nos endereços: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/-
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