You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372678
Title: 
Cônicas como curvas luminosas
Author(s): 
Language: 
por
Description: 
  • Ensino Médio::Matemática
  • O recurso apresenta um conjunto de atividades e desafios baseados em dois artefatos modeladores de cones artesanalmente construídos com fios de linha. È apresentada a construção de materiais auxiliares para o traçado do desenho das cônicas, tais como: um Conjunto de Cortes do Cone Modelado em Acetato, uma Prancheta de Apoio, um Aparelho para Desenhar Cônicas. Nas atividades, leva-se o aluno a cogitar sobre as formas das curvas cônicas, por meio da observação de uma coleção de fotos de curvas luminosas obtidas a partir de seções planas do cone e do cilindro de fios. O corte produzido por cada seção é emulado na forma de uma curva por um feixe retilíneo de luz, que incide sobre os fios. Os desenhos e a classificação das cônicas, bem como a dedução de suas equações são obtidos a partir das interrelações constatadas entre as observações visuais e as representações das cônicas obtidas com os diversos materiais. Apresenta-se um questionário de aplicação ou de avaliação do aluno e, ainda, no guia do professor, considerações sobre a importância da interpretação de fotos e desenhos geométricos nas nossas vidas e para o desenvolvimento da habilidade da visualização
Issue Date: 
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
Keywords: 
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria
  • cônicas
  • seções planas do cone e do cilindro
  • superfícies de revolução
Notes: 
O estudo das cônicas é importante devido à sua aplicação no cotidiano e na tecnologia. Partindo-se de modelos de um cone e de um cilindro, construídos com fios, e de curvas luminosas obtidas por um feixe de luz refletido sobre eles, o objetivo do experimento é o aluno rever as curvas cônicas, estabelecer suas principais propriedades e ser introduzido em algumas situações de demonstração e dedução, por meio da obtenção de equações das cônicas
Credits: 
Os materiais didáticos a serem confeccionados com material concreto são fundamentais, pois podem ser utilizados em escolas sem muitas condições materiais, incluindo aquelas sem, ou com poucos, computadores e, principalmente, por portadores de deficiência visual. Embora se use um feixe de luz, os alunos portadores de tal deficiência também podem realizar essas tarefas, pois elas envolvem uma coleção de pequenas peças de fácil manipulação, formada por um Conjunto de Cortes do Cone Modelado em Acetato. Ainda que as atividades também pressuponham a percepção das formas obtidas por meio da manipulação de barbantes sobre uma folha de papel, os procedimentos podem ser percebidos pelo movimento das mãos ou pelo tato. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16536
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372678
Rights: 
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.