You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372680
Title: 
Poliedros de Platão e seus duais
Author(s): 
Language: 
por
Description: 
  • Ensino Médio::Matemática
  • O experimento apresenta um conjunto de sete animações eletrônicas interativas, oito atividades e dois desafios baseados na construção, por meio de canudos e fios, de modelos da estrutura das arestas dos cinco sólidos regulares de Platão e de seus duais. São apresentadas fotos ilustrativas dos modelos e vídeos para algumas das construções. Apresentam-se explanações demonstrativas que permitem o estabelecimento de relações entre o comprimento da aresta do sólido com o da de seu dual. São apresentadas planificações dos modelos das estruturas das arestas, com o auxilio de material concreto, o que permite o reconhecimento da não injetividade de uma função entre um conjunto de sólidos e o de planificações. Em um guia do professor são apresentadas complementações metodológicas sobre a aplicação dos materiais, incluindo indicações para alunos portadores de deficiência visual
Issue Date: 
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
Keywords: 
  • cálculo e planificações de arestas
  • poliedros duais
  • Poliedros regulares de Platão
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria
Notes: 
Reconhecer as formas geométricas dos poliedros regulares de Platão em representações gráficas por meio de animações eletrônicas interativas dinâmicas e reconhecer mudanças visuais das formas das faces, surgidas por meio de movimentos. Construir modelos das estruturas das arestas dos cinco poliedros regulares de Platão, o que permite o reconhecimento, a classificação de seus elementos e o estabelecimento de seus duais. A apresentação da pouco conhecida planificação de uma estrutura de arestas permite ao aluno perceber relações ligadas à injetividade de funções, as quais surgem de uma maneira intuitiva. Por meio de explanações demonstrativas aliadas à resolução de desafios, o aluno é levado a refletir sobre o papel das demonstrações em geometria
Credits: 
Os modelos dos sólidos confeccionados com material concreto de baixo custo são fundamentais, pois podem ser utilizados em escolas sem muitas condições materiais, incluindo aquelas sem, ou com poucos, computadores e, principalmente, por portadores de deficiência visual. Ainda que as atividades pressuponham a percepção das formas geométricas obtidas por meio da construção de modelos com canudos e fios, cada modelo e a sua respectiva construção podem ser percebidos pelo tato e pelos movimentos realizados com os fios. As atividades de reconhecimento dos modelos foram testadas com deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade.
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16537
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372680
Rights: 
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.