You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372682
Title: 
Sólidos e superfícies de revolução
Author(s): 
Language: 
por
Description: 
  • Apresenta-se a construção de vários materiais didáticos de baixo custo, bem como um conjunto de atividades e desafios, acompanhados de animações eletrônicas. São apresentadas as orientações de como se construir duas coleções de bandeirinhas (de constituição e formas diversas), de três aparelhos geradores de sólidos e superfícies de revolução (que permitem girar as bandeirinhas) e de uma coleção de desenhos com exemplos e contra-exemplos de sólidos de revolução. Os aparelhos geradores permitem criar modelos tridimensionais de cilindros, cones, troncos de cone etc., com os quais o usuário pode interagir. Pode-se visualizar a formação da superfície de um sólido e de suas partes interiores, a partir do giro de diferentes modelos concretos de uma forma plana (triangular, retangular, trapezoidal, semicircular etc.). Um conjunto de dezenove animações eletrônicas exibe modelos tridimensionais com os quais o usuário pode completar virtualmente a experiência vivenciada com os materiais concretos
  • Ensino Médio::Matemática
Issue Date: 
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
  • 23-Feb-2011
Keywords: 
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria
  • volumes
  • sólidos e superfícies de revolução
  • semelhanças
  • congruências
Notes: 
O estudo dos sólidos de revolução é importante devido à sua aplicação na vida cotidiana, que é permeada por esferas, cones, cilindros etc. Objetivo do experimento é o aluno identificar elementos dos sólidos de revolução, suas superfícies e pontos interiores, podendo classificá-los e representá-los. As tarefas, com vistas ao desenvolvimento da habilidade da visualização, preparam o aluno para um estudo mais consciente sobre o volume de sólidos. O experimento permite a observação de regularidades e semelhanças entre sólidos e superfícies de revolução, incluindo o reconhecimento de planificações e de algumas seções obtidas por cortes planos. Permite ainda a observação e o estabelecimento de relações existentes entre volumes de diferentes sólidos gerados pela rotação de uma mesma figura geométrica plana
Credits: 
Alunos com necessidades visuais especiais encontram benefícios na manipulação dos materiais concretos, por estes permitirem uma boa percepção das situações geométricas, por meio do tato e do giro das bandeirinhas entre as mãos. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16539
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372682
Rights: 
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.