You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372689
Title: 
Cônicas
Author(s): 
Language: 
por
Description: 
  • Ensino Médio::Matemática
  • Apresenta-se a construção de um conjunto de materiais didáticos de baixo custo, bem como atividades e desafios, acompanhados de animações eletrônicas. O experimento parte da construção de uma prancheta de apoio ou de desenho, um conjunto de cortes do cone, um aparelho para desenho de cônicas e de outros materiais concretos. Apresentam-se atividades que levam à obtenção das cônicas e que envolvem a manipulação desses materiais e ainda, fios, linhas e dobraduras de papel. Para cada uma das curvas cônicas apresenta-se uma animação eletrônica interativa, com a qual o aluno pode construí-la e visualizá-la. No guia do professor, são apresentadas considerações sobre o uso dos recursos e materiais concretos a alunos portadores de deficiência visual, bem como informações pedagógicas importantes sobre a necessidade de, na sala de aula, se relacionar desenhos à habilidade da visualização e a relações de interdisciplinaridade
Issue Date: 
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
Keywords: 
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria
  • elipses
  • parábolas
  • hipérboles
  • curvas envolventes
  • lugares geométricos especiais
Notes: 
O estudo dos lugares geométricos é muito importante por ser uma fonte rica de padrões de regularidade. O objetivo do experimento é o aluno identificar as curvas cônicas (elipse, hipérbole e parábola) como lugares geométricos e a observá-las como curvas envolventes de um conjunto de retas. Leva-se o aluno a cogitar sobre as formas dessas curvas, obtidas pela manipulação de vários materiais, e a relacioná-las com situações do cotidiano e da tecnologia. Visa-se ao desenvolvimento da habilidade da visualização e a preparar o aluno para um estudo mais consciente da parte analítica dessas curvas, o qual é iniciado na última atividade apresentada
Credits: 
Alunos com necessidades visuais especiais encontram benefícios na manipulação dos recursos e materiais concretos apresentados, pois esses podem ser devidamente adaptados para permitir uma boa percepção das situações geométricas por meio do tato. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16540
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372689
Rights: 
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.