You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372692
Title: 
Tangrans Pitagóricos Concretos e Virtuais
Author(s): 
Language: 
por
Description: 
  • Ensino Médio::Matemática
  • Apresenta-se a construção, por meio de materiais concretos, de 2 artefatos articulados modeladores de situações que levam a representações da generalização do Teorema de Pitágoras, para o caso de figuras planas diferentes do quadrado. Apresenta-se também a construção das peças de 4 jogos geométricos planos do tipo quebra-cabeças: Tangram Pitagórico com Quadrados, com Triângulos, com Polígonos Quaisquer e com Semicírculos. A cada jogo ou artefato está relacionada uma atividade que permite ao aluno descobrir o teorema e relacioná-lo a uma forma geométrica diferente. As atividades são complementadas por 4 jogos eletrônicos, sendo que 3 deles são acompanhados de um termômetro virtual, indicador da adequação dos movimentos e encaixes realizados pelo jogador. Das atividades consta também um desafio com uma aplicação dos conceitos envolvidos e ainda reflexões importantes sobre o teorema, as quais permitem a constatação de relações históricas e inferências lógicas, bem como de aplicações lingüísticas no cotidiano de nossos dias. No guia do professor, são apresentadas indicações para aplicação dos jogos a alunos portadores de deficiência visual, bem como considerações sobre o processo de aproximação de curvas criado por Eudóxo e conhecido desde o tempo da antiga Grécia como método de aproximação por exaustão
Issue Date: 
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
Keywords: 
  • semicírculo
  • polígonos quaisquer
  • Teorema de Pitágoras
  • áreas e semelhanças de figuras
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria
Notes: 
Observar semelhanças de figuras planas e a generalização do Teorema de Pitágoras para o caso de figuras planas semelhantes quaisquer, por meio de materiais concretos e aplicativos eletrônicos complementares. Observar relações históricas, inferências lógicas e aplicações lingüísticas no cotidiano. Cabe lembrar que, a generalização do Teorema de Pitágoras é interessante e instigadora, na medida em que permite levar o aluno a perceber como figuras curvas podem ocupar uma mesma área que outras com formas poligonais; apesar de nunca ser possível, por meio de recursos geométricos, ou seja, com régua e compasso, transformar uma forma curva em outra poligonal
Credits: 
Os jogos concretos e os artefatos também são indicados para o ensino de portadores de deficiência visual e para o Ensino de Jovens e Adultos. As versões concretas dos jogos foram testadas com alunos deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/ Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16542
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372692
Rights: 
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.