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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372695
Title: 
Modelando e visualizando poliedros de mesmo volume
Author(s): 
Language: 
por
Description: 
  • Ensino Médio::Matemática
  • Apresenta-se um conjunto de tarefas envolvendo a construção e observação de dois tipos de modelos de poliedros: o tipo esqueleto de arestas, construído com canudos plásticos amarrados com fio de linha, e o tipo casca, que modela o poliedro representando as suas faces, construído com papelão, acetato ou outro material plástico semirrígido de baixo custo. Apresenta-se como o esqueleto das arestas de um tetraedro regular pode ser decomposto em outros esqueletos de poliedros menores, dando origem ao seu dual. Essa decomposição é representada em três aparelhos do tipo móbile, sendo que, cada um deles mostra as partes em que o tetraedro regular é desmembrado por meio de cortes planos. Além disso, cada etapa do móbile pode ser reproduzida por meio de peças tridimensionais como em um jogo do tipo quebra-cabeça, representando modelos do tipo casca dos poliedros obtidos da decomposição. Apresentam-se as instruções (incluindo animações, esquemas gráficos e fotos) para a construção dos três móbiles e quebra-cabeças, bem como um questionário de desafios para acompanhamento ou avaliação do aluno. No guia do professor, são apresentadas complementações metodológicas sobre a importância pedagógica da aplicação desses materiais e uma descrição das características geométricas de cada móbile
Issue Date: 
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
  • 24-Feb-2011
Keywords: 
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria
  • volumes de poliedros
  • desenhos
  • poliedros equivalentes
  • móbiles
  • arestas de poliedros
Notes: 
Entender as relações existentes entre os comprimentos das arestas e alturas de sólidos de mesmo volume (sólidos equivalentes) no caso do tetraedro regular e de seu dual, por meio de aparelhos do tipo móbile, da observação das sombras obtidas da projeção de um feixe de luz sobre eles e da manipulação de quebra-cabeças tridimensionais. A observação das sombras produzidas é inspirada em obras do artista renascentista alemão Albrecht Dürer. Essa observação visa a ajudar o aluno a entender as modificações que ocorrem na passagem da representação de uma forma geométrica espacial para a de um desenho plano, levando-o a reconhecer desenhos que representem poliedros em perspectiva. Essa percepção auxilia a calcular o volume de poliedros
Credits: 
Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16546
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372695
Rights: 
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

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