You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/373146
Title: 
“Hora do Debate”, Campanhas de prevenção contra DSTs: Linguagem em alerta - “A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade” - bloco 2
Author(s): 
Language: 
por
Description: 
  • Ensino Médio::Língua Portuguesa
  • Software de site educacional que consta de um texto explicativo introdutório e exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos. Inclui referências bibliográficas sobre o tema, uma proposta de produção escrita: “HORA DE ESCREVER”, e sugestões para ampliar o conhecimento do assunto através de diversas mídias: “PARA SABER MAIS”
Issue Date: 
  • 5-Apr-2011
  • 5-Apr-2011
  • 5-Apr-2011
  • 5-Apr-2011
  • 5-Apr-2011
Keywords: 
  • Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
  • Público-leitor
  • Polêmica
  • Ciência
  • Sociedade
  • Mídia
  • Software educacional
  • Temporalidade
  • Argumentação
  • Adjetivos
  • Léxico
  • Senso-comum
  • Terminologia científica
  • Gêneros
  • Texto
  • Autor
  • Leitura
  • Discurso
Notes: 
Refletir sobre a noção de interdiscurso e interdiscursividade e mostrar sua relevância para a compreensão e produção de sentido nos textos. Desenvolver práticas de análise e interpretação de textos que tratam das descobertas científicas, considerando sua forma, suas condições de produção e leitura, e sua circulação na sociedade. Descrever e praticar o uso de formas da língua nesses textos
Credits: 
Os conteúdos desenvolvidos neste recurso estão relacionados com o conjunto dos assuntos abordados nas atividades do site educacional correspondentes ao episódio 1 - “A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade” do programa de áudio “Hora do Debate”, cuja relação aparece a seguir, razão pela qual recomenda-se trabalhar com os alunos também esses softwares educacionais. 1-Ciência, mídia e sociedade (escolha léxical, temporalidade) 2-Lendo textos de Divulgação Científica (aspas, expressões que introduzem reformulações, como “ou seja” e citações como “conforme diz X, analogias e metáforas) 3-Interpretando textos polêmicos (negação, inversão, topicalização) 4-Tabu e eufemismos na linguagem (elipse, léxico, eufemismos) 5-Condições de produção e interpretação de texto (paráfrases e versões de um tema em diferentes momentos históricos) 6-Modos de dizer e seus efeitos de verdade (modos verbais, advérbios de modo, orações impessoais e passivas, verbos de opinião e reforçadores como “é isso mesmo”)
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16830
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/373146
Rights: 
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Type: 
áudio
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.