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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/373276
Title: 
O Problema do Barbante: Quadrado e Triângulo
Author(s): 
Language: 
por
Description: 
  • Ensino Médio::Matemática
  • Através do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Um fio de barbante de 10 metros de comprimento pode ser usado ou para construir um quadrado, ou para construir um triângulo equilátero ou ele pode ser cortado em dois pedaços (não necessariamente de mesmo tamanho) de modo que um dos pedaços é usado para construir um quadrado e o outro pedaço é usado para construir um triângulo equilátero. Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a maior possível? Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a menor possível?”
Issue Date: 
  • 12-Apr-2011
  • 12-Apr-2011
  • 12-Apr-2011
  • 12-Apr-2011
  • 12-Apr-2011
Keywords: 
  • GeoGebra
  • Modelagem matemática
  • Problemas de otimização
  • Funções reais
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra
Notes: 
Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16933
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/373276
Rights: 
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

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