You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/377575
Title: 
Papado
Author(s): 
Lima, Rafael Pontes
Language: 
por
Description: 
  • Ensino Fundamental::Séries Iniciais::Matemática
  • As atividades apresentadas pelo software educacional PAPADO estão relacionadas aos conceitos trabalhados no 1º ano do ensino fundamental, como Simetria, Cores, Figuras, Ordinalidade, Conjunto, Quantidade, Adição e Subtração. O desenvolvimento do software educacional PAPADO se deu baseado nas atividades habituais praticadas pelos professores com as crianças nas salas de aula. O software possui telas computacionais bastante simples, utilizando-se de figuras, cores e formas que ressaltam o lúdico com o objetivo de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e a tomada de decisões através dos recursos de multimídia, o qual possibilita que as crianças adquiram conhecimento de forma divertida e interativa. Para os recursos de imagens, usou-se a ferramenta Macromedia Fireworks MX e Adobe PhotoShop 8.0. Estas ferramentas possibilitaram o tratamento das imagens de forma que permitisse o uso de cores e efeitos de maior qualidade e fosse atraente para a criança. Os dispositivos de som foram programados a partir da ferramenta Windows Media Player, que possibilitou programar os efeitos sonoros para o software, como os aplausos (efeito sonoro quando a criança completa corretamente uma atividade) e o som de “alerta” (efeito sonoro quando a criança completa erroneamente uma atividade). Os efeitos visuais, as animações e a construção do software educacional PAPADO foram desenvolvidos e programados utilizando-se a ferramenta Macromedia Flash MX, que possibilitou a manipulação dos objetos e os recursos multimídia, produzindo interfaces gráficas com leiaute moderno e criativo, principalmente permitindo seu uso em computadores que não demandam de grandes performances e configuração, pois esta ferramenta produz arquivos de tamanhos pequenos e de alta resolução. A escolha desta ferramenta e a programação nela desenvolvida ocorreram, principalmente, por permitir que o programa construído seja utilizado em vários computadores simultaneamente, como em laboratórios de informática, salas de aula, sem a necessidade de estar conectado à internet ou dependente de qualquer outro computador ou recurso computacional. As atividades do software educacional foram estabelecidas através de níveis de conhecimento. O nível 1 tem por objetivo o estudo dos conhecimentos de Simetria, com atividades de identificação de imagens que se completam, identificação de figuras idênticas e associação entre figuras similares. O nível 2 objetiva o estudo das cores, o conhecimento dos números e de ordinalidade. O nível 3 aborda o estudo de quantidades e conjuntos. O nível 4 apresenta a operação de adição e o nível 5 contém a operação de subtração. Cada nível do software possui três atividades. As atividades são apresentadas à criança em uma ordem pré-estabelecida na programação do software educacional PAPADO
Issue Date: 
  • 23-Oct-2012
  • 23-Oct-2012
  • 23-Oct-2012
  • 23-Oct-2012
  • 23-Oct-2012
Keywords: 
  • Papado
  • Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Números e operações
Notes: 
Ser um instrumento educacional capaz de auxiliar o professor no ensino de conceitos matemáticos trabalhados no 1º ano do ensino fundamental, como Simetria, Cores, Figuras, Ordinalidade, Conjunto, Quantidade, Adição e Subtração
Credits: 
Recurso educacional desenvolvido em Flash
Source: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/22071
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/377575
Rights: 
O objeto educacional é promovido sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3,0 Brasil. permite copiar, distribuir, publicar e produzir trabalhos derivados desde que sejam compartilhados sob a mesma licença e que o autor original seja mencionado. O uso para fins comerciais é proibido
Type: 
outro
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.