You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378326
Title: 
Análise Combinatória
Author(s): 
Sérgio Luiz Zani - USP - SP ,
Description: 
Esta coleção reúne recursos que tratam de problemas de análise combinatória com abordagem bastante diferenciada. Os autores dos recursos desta coleção procuraram evitar a resolução dos problemas por mera aplicações de fórmulas para arranjo, combinação ou permutação. O raciocínio é estimulado. Os dois áudios, divididos em duas partes cada, introduzem a noção de permutação, sendo que um deles também aborda rapidamente os conceitos de arranjo e combinação. O vídeo “A cartomante” é introdutório ao assunto. O vídeo “Qual o melhor caminho?” lida com permutações repetidas enquanto que o experimento “De quantas maneiras posso passar meu cadarço?” trabalha com um problema de contagem muito bem analisado. O software “Casas, pombos e matemática” traz, entre outras, uma atividade relacionada à combinatória. O vídeo “Qual o melhor caminho?” e o experimento “Táxi e combinatória” referem-se ao problema de encontrar o caminho mais curto que um taxista deve fazer entre dois locais de uma cidade, sendo que o tratamento dado ao problema é combinatorial. Os objetos “Embaralhando imagens” e “A dança do embaralhamento” são mais avançados, sendo voltados a um estudo mais aprofundado do conceito de permutação de elementos de um determinado conjunto finito. Um permutação dos elementos deste conjunto é uma função bijetora deste conjunto nele mesmo. Busca-se aí introduzir o conceito de ciclos e como uma permutação se decompõe em termos destes. Todos os recursos são acompanhados de ótimos guias para o professor que trazem sugestões de leitura e variações dos problemas propostos. A aula “Movimentos de Xadrez” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27482 - também traz um bom exemplo do uso do princípio fundamental da contagem.
Issue Date: 
30-Apr-2012
Keywords: 
  • Permutação
  • Princípio Multiplicativo
  • Princípio Fundamental da Contagem
  • Análise Combinatória
  • Ciclo
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Análise de dados e probabilidade
  • Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378326
Appears in Collections:MEC - Objetos Educacionais (BIOE) - OE

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.