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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378710
Title: 
Coleção Ella Fontanals-Cisneros(FIESP) - Construções Sensíveis(III)
Author(s): 
Diversos Artistas
Abstract: 
A dicotomia brasileira entre paulistas e cariocas, na defesa das opções do concretismo e neoconcretismo, levam a pesquisa visual ao diálogo entre o racionalismo puro e sua subversão, a partir da incorporação do sujeito na equação artística. O grupo Ruptura, criado em São Paulo, em 1952, junto com seu radical manifesto, concentra as aspirações do movimento concreto nas pesquisas geométricas, recusando qualquer espaço à expressão da subjetividade individual na obra. A incorporação do uso de materiais industriais coloca a obra em sintonia com a utopia industrial e desenvolvimentista que toma conta do contexto brasileiro. O Manifesto Neoconcreto, em 1959, vem subverter o predomínio da pura visualidade da forma com a incorporação da subjetividade e da relação com a vida. A rigidez da obra, alinhada com o produto industrial, é contestada com a imprevisibilidade da interação da obra primeiramente com o artista e depois com o espectador, que completa seu sentido. A tensão entre ambos grupos cria uma situação peculiar no Brasil, que leva ao limite as possibilidades da abstração. Por um lado, a ortodoxia geométrica atinge seu ponto de radicalização mais extremo com o concretismo. Por outro, os neoconcretos abrem caminhos inéditos para a criação de matriz abstrata com a introdução da variável do corpo e do ponto de vista do espectador na experiência da obra, o que levaria a exploração da sensorialidade – para além do visual – como mais uma via de apreender a arte.
Issue Date: 
7-Jun-2017
Citation: 
Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Yuri Huang
Sinopse: 
The Brazilian dichotomy between artists from São Paulo and from Rio de Janeiro in defense of the options of concretism and neoconcretism bring visual studies into the dialogue between pure rationalism and its subversion based upon the incorporation of the subject into the artistic equation. The 'Ruptura' group, founded in São Paulo in 1952 along with its radical manifesto brings together the aspirations of the concrete movement in geometric studies denying any space at all to the expression of individual subjectivity in the work of art. The incorporation of the use of industrial materials places the work of art in tune with the industrial and developmentalist utopia that finds a place within the Brazilian context. The 'Neo-Concrete Manifesto', published in 1959, subverted the predominance of the purely visual nature of the form through its incorporation of subjectivity and the relationship with life. the rigidity of the work of art related to the industrial product is challenged by the unpredictability of the interaction of the work, first with the artist, and then with the viewer, which completes its meaning. The tension between each of the groups creates a unique situation in Brazil, which takes the possibilities of abstraction to the limit. On the one hand, in concretism, the geometric orthodoxy reacher its most extreme point of radicalization. On the other neo-concrete works open up unprecedented paths for the creation of an abstract pattern through the perspective in the experience of the work of art, which leads to the exploration of sensory understandings – beyond simply the visual – as one more way of absorbing art.
Publisher: 
Yuri Huang
Keywords: 
  • Arte Concreta
  • Arte Cinetica
  • Arte moderna - Brasil
  • Construtivismo
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378710
Licence Type: 
Personalizado
Type: 
imagem
Appears in Collections:Exposições e Museus

Item Files
File Description SizeFormat 
cs_br01.JPGLuiz Sacilotto
C8752, 1987.
Acrílico e aquarela sobre tela
3.49 MBJPEGView/Open
cs_br02.JPGAlfredo Volpi
Velas Nocturnas, c.1950.
Têmpera sobre linho
3.2 MBJPEGView/Open
cs_br03.JPGAlfredo Volpi
Construcción en blanco y negro, 1950.
Têmpera sobre linho
1.69 MBJPEGView/Open
cs_br04.JPGNelson Leirner
Homenagem a Fontana II, 1967.
Tela e zipper
1.06 MBJPEGView/Open
cs_br05.JPGLygia Pape
Tteia, 1976-2004.
Fio dourado
4.08 MBJPEGView/Open
 

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