Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381293
- Title:
- Caderno de Formação (19) - Formação de Professores - Didática dos Conteúdos
- Caderno de Formação (19) - Pedagogia - nº19 - D22 - (Conteúdos e Didáticas de Geografia)
- 978-85-7983-255-0
- [Da visão geral do Caderno de formação] De acordo com a organizadora do Caderno de Conteúdo e Didática de Geografia, Profa. Dra. Analúcia Bueno dos Reis Giometti, a construção da proposta pedagógica do conteúdo deste Caderno teve como suporte e fundamentação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), segundo os quais “[...] o ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva” (BRASIL, 2001, p. 108). A partir desta visão e abordagem, o aprendizado no Ensino Fundamental é voltado para o desenvolvimento da “[...] capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza” (BRASIL, 2001, p. 109). No Primeiro Ciclo, o ensino e a aprendizagem da Geografia devem [...] abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são as referências para o professor organizar seu trabalho (BRASIL, 2001, p. 127).
- 12-Sep-2018
- UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA [UNESP]; UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO [UNIVESP]. Caderno de Formação: Didáticas dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, Unesp - Pró-Reitoria de Graduação, Univesp, 2012. (Coleção Caderno de Formação, v.9, Bloco 2, n.19). 189 p. ISBN 978-85-7983-255-0
- Fernanda Gomes Correia
- Formação de Professores
- Didática de Conteúdos
- Conteúdos e Didática de Geografia
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381293
- Prazo de proteção legal dos direitos da obra
- e-book
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
caderno-formação-pedagogia_19.pdf | Caderno de Formação - Pedagogia - nº 19 - D22 | 51.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.