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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381315
- Title:
- Exposição Vizinhos Distantes: Arte da América Latina no Acervo do MAC USP
- MAC, Museu de Arte Contemporânea
- Curadoria: Cristina Freire
- Uma fronteira de quinze mil quilômetros separa o Brasil de outros países na América do Sul. Além da extensa faixa territorial que atravessa florestas e rios, a experiência de uma proximidade remota e reforçada pela variação linguística entre o português e o espanhol. No Brasil, “latino-americano” remete a uma alteridade familiar, uma espécie de vizinhança distante, onde a coexistência e a consciência são, de certo modo, restritas e pontuais. No entanto, um mesmo processo civilizatório de expansão, antes imperialista, agora globalizante, no aproxima. Se, por um lado, os negócios e a economia avançam com tratados políticos e financeiros, a integração regional na cultura e nas artes é muito lenta. A discrepância na distribuição e assimilação da informação artística, apenas dos circuitos integrados da globalização, remete a uma matriz colonial de valores e representações que se orienta, invariavelmente, para o Hemisfério Norte. A exposição Vizinhos Distantes é uma plataforma de apresentação dos repertórios artístico latino-americanos reunidos no acervo MAC USP, ao longo de sua história. A contingência heterogênea, hibrida, plural e mestiça desse continente estimula um deslocamento do olha do sul para sul, nessa geografia crítica da arte. Ao operar nessa perspectiva, a cultura e a arte brasileiras estão presentes nessa mostra como contrapontos latentes. Insto é, o repertorio de cada um, seu acervo individual de imagens pode ser mobilizado quando confrontado com a arte da América Latina em exposição, num exercício que estimula as aproximações horizontais. A categoria “arte latino-americana” torna-se insuficiente para reunir as diversidades e contextos culturais da região, bem como contemplar os exílios e as migrações de artistas em transito pelo mundo e os efeitos da globalização sentidos deste lado do mundo. Universalismo construtivo, espacialismos, geometrismos, cinetismos, antropofagias, afro-cubanas, neobarrocos, revolucionários, pós-utópicos, articulam-se na exposição numa constelação de núcleos temáticos não cronológicos. São eles: Indenitários, Construtivos, Oníricos e Conceituais que apresentam de maneira ampla os muitos perfis do acervo do MAC USP em pinturas, esculturas, instalações, objetos, fotografias, registros e projetos de performances, vídeos e publicações de artistas. As práticas artísticas conceituais têm lugar privilegiado nessa mostra que apresenta, pela primeira vez, um conjunto especifico de trabalhos de artistas latino-americanos em diálogo com o Museu, nas décadas de 1960 – 70. Resultante da pesquisa dessa parcela do acervo, a publicação Terra Incógnita Conceitualismos da América Latina no acervo do MAC USP acompanha a exposição. O mapeamento dos circuitos subterrâneos de trocas revela comunidades transnacionais pautadas em estratégias de comunicação e criação, organizadas em redes pré-digirais, como táticas de resistência artística e política. O espírito moderno e as práticas revulsivas austrais, reunidos na exposição, remetem à potência crítica originária desse Continente para seguir ativando outras visadas e vizinhanças.
- 2018
- Paloma Bazán
- MAC
- USP
- Museu
- Contemporâneo
- Vizinhos Distantes
- América Latina
- Acervo
- Arte
- Museu de Arte Contemporânea
- América Latina
- Exposição
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381315
- Personalizado
- texto
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