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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381319
Title: 
Sé de Salvador, Bahia, Brasil. Séc. XVII.
Other Titles: 
Capitulo II - Catedrais - Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra
Author(s): 
Tirapeli, Percival
Abstract: 
A atual Sé de Salvador foi a antiga igreja do Colégio de Jesus dos padres jesuítas. A antiga Sé Primacial desde 1570 foi demolida em 1942. Esta construção, projeto do padre Belchior Pires, foi terminada em 1672 e a sacristia em 1694, seguidas pelo teto, em 1701, e pelos altares italianos da sacristia seis anos depois. O exterior tem a fachada dividida verticalmente em cinco tramos por pilastras dóricas revestidas com pedra de lioz. A fachada monumental tem elementos de diversas igrejas portuguesas, como a compartimentação rígida da Sé de Coimbra, as volutas de Santarém, a dupla ordem de pilastras colossais de São Roque de Lisboa, de Felipo Terzi, e, de ambas as igrejas portuguesas, os arremates das portadas em frontões retilíneos e curvos. São três as portadas: a central, mais alta, tendo no nicho a escultura de Santo Inácio; a da direita de São Francisco de Borja; e a da esquerda de São Francisco Xavier, todas de mármore (1746). A magnificência do templo salta aos olhos ao penetrar no imenso salão revestido de pedra de lioz com forro curvo de madeira ensamblada, tendo ao centro a representação gloriosa do sol da justiça divina o IHS. Este magnífico símbolo da Companhia de Jesus fica suspenso do forro, emoldurado por uma cruz poligonal de braços iguais dentro da qual há rolos de nuvens envolvendo cabeças de anjos e estrelas. Os raios retos e flamejantes encerram a abreviação do nome de Cristo em grego IHS – IHSOUS, em latim Jesus – com uma cruz aplicada sobre o “H” e três cravos abaixo. Na decoração interna deste que foi o então colégio jesuítico, encontram-se ainda alguns elementos do maneirismo no uso de motivos tradicionais renascentistas. O altar-mor construído entre 1665 e 1670 eleva-se em vários andares, ocupando toda a parede final de forma monumental. Nele trabalharam sete artífices portugueses, dentre os quais João Correia, Luís Manuel e Domingos Rodrigues, na feitura das dezoito colunas ricamente entalhadas. A pintura da abóbada é do pintor franco-chinês Charles Belville (Wei-Kia-Lou); e a pintura parietal de padre Eusébio de Matos.
Issue Date: 
2018
Citation: 
TIRAPELI, Percival. Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, São Paulo: Edições SESC, 2018. p. 146 - 148
Publisher: 
Publicadora: Paloma Bazán, Fotografia: Percival Tirapeli, Texto: Percival Tirapeli
Keywords: 
  • Sé de Salvador
  • Salvador, Bahia - Brasil
  • Bahia - Brasil
  • Brasil
  • Barroco
  • Séc. XVII - Barroco
  • Percival Tirapeli
  • Igreja
  • Século. XVII - Barroco
  • Latino-america
  • América Latina
  • Catedrais
  • Patrimônio Colonial Latino-americano
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381319
Licence Type: 
Personalizado
Type: 
texto
Appears in Collections:Patrimônio Cultural

Item Files
File Description SizeFormat 
Salvador Sacristia da Sé Catedral Barroco Bahia séc. 17 .JPGSalvador Sacristia da Sé Catedral Barroco Bahia séc. 172.49 MBJPEGView/Open
Salvador Sé Catedral altar de São Francisco Xavier barroco data 1755 Bahia .JPGSalvador Sé Catedral altar de São Francisco Xavier barroco data 1755 Bahia2.58 MBJPEGView/Open
Salvador Sé Catedral altares barrocos do séc. 18 Bahia .JPGSalvador Sé Catedral altares barrocos do séc. 18 Bahia2.46 MBJPEGView/Open
Salvador Sé Catedral forro da nave com símbolo dos jesuítas Barroco Bahia séc.17 (4).JPGSalvador Sé Catedral forro da nave com símbolo dos jesuítas Barroco Bahia séc.172.42 MBJPEGView/Open
Salvador Sé Catedral forro da nave com símbolo dos jesuítas Barroco Bahia séc.17 .JPGSalvador Sé Catedral forro da nave com símbolo dos jesuítas Barroco Bahia séc.172.45 MBJPEGView/Open
Salvador Sé Catedral Querubim do púlpito em mármore italiano séc 17 Bahia (2).JPGSalvador Sé Catedral Querubim do púlpito em mármore italiano séc 17 Bahia2 MBJPEGView/Open
 

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