Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381360
- Title:
- Pintura em perspectiva da matriz de Santo Amaro da Purificação. Bahia
- Pintura em perspectiva da matriz de Santo Amaro da Purificação. Bahia
- Tirapeli, Percival
- A perspectiva em quadratura foca-se na projeção exata tanto dos arcos como das concavidades e até mesmo na falsa cúpula com bordas curvelíneas de difícil execução como se nota na pintura de José Joaquim da Rocha (1737 – 1807) na igreja de N. Sra. da Conceição da Praia em Salvador (c. 1774). A concepção da arquitetura da matriz de Santo AmaroAbadia está mais próxima da pintura da igreja matriz de Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano, já não tão culto quanto aquele da capital baiana. Seja como for, o artista teve estes referenciais e esforçou-se ao máximo para realizar uma pintura erudita, de concepção europeia italiana, e posteriormente de tradição lisboeta e baiana. As tonalidades da arte barroca com marrons e avermelhados seguem aquela gramatica do posicionamento da incidência da luz e suas sombras projetadas. BIBLIOGRAFIA – VALLADARES, Clarival do Prado. Notícia sobre a pintura religiosa monumental no Brasil. in Barroco ardente e sincrético luso-afro-brasileiro. ARAUJO, Emanoel (org). São Paulo: Museu Afro Brasil, 2018 pp.73 – 93.
- A perspectiva em quadratura foca-se na projeção exata tanto dos arcos como das concavidades e até mesmo na falsa cúpula com bordas curvelíneas de difícil execução como se nota na pintura de José Joaquim da Rocha (1737 – 1807) na igreja de N. Sra. da Conceição da Praia em Salvador (c. 1774). A concepção da arquitetura da matriz de Santo AmaroAbadia está mais próxima da pintura da igreja matriz de Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano, já não tão culto quanto aquele da capital baiana. Seja como for, o artista teve estes referenciais e esforçou-se ao máximo para realizar uma pintura erudita, de concepção europeia italiana, e posteriormente de tradição lisboeta e baiana. As tonalidades da arte barroca com marrons e avermelhados seguem aquela gramatica do posicionamento da incidência da luz e suas sombras projetadas.
- 5-Dec-2019
- BIBLIOGRAFIA – VALLADARES, Clarival do Prado. Notícia sobre a pintura religiosa monumental no Brasil. in Barroco ardente e sincrético luso-afro-brasileiro. ARAUJO, Emanoel (org). São Paulo: Museu Afro Brasil, 2018 pp.73 – 93.
- VASCONCELOS, Jaqueline
- Pintura
- Perspectiva
- Bahia
- Matriz de Santo Amaro da Purificação
- Santo Amaro
- Recôncavo Baiano
- arte barroca
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381360
- Personalizado
- imagem
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.