You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66515
Title: 
Ninfa Eco
Author(s): 
da Fonseca e Silva, Valentim
Institutional Authors: 
Acervo "Barroco Memória Viva"
Description: 
Escultura em bronze. c. 1783. 178 x 81 x 80cm. Acervo Museu Nacional de Belas Artes.
Abstract: 
A escultura em bronze Ninfa Eco forma par com a escultura em bronze Narciso. Duas das réplicas dessas esculturas estão atualmente no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. As duas peças originais estão localizadas no Memorial Mestre Valentim. Eco e Narciso finalmente estão juntos para que os visitantes do Jardim Botânico possam apreciar a lenda que Mestre Valentim queria contar no Chafariz das Marrecas.
Issue Date: 
29-Jun-2013
Issue Date: 
18-Sep-2013
Keywords: 
  • Escultura
  • Neoclássico
Notes: 
Como urbanista, Valentim destacou-se com o projeto para o Passeio público no Rio de Janeiro, feito em parceria com pintor Leandro Joaquim e os decoradores Francisco Xavier Cardoso Caldeira e Francisco dos Santos Xavier. Interessante notar que as esculturas Ninfa Eco (1783) e Caçador Narciso (1785), criadas para o Passeio público no Rio de Janeiro, são consideradas as primeiras fundições em metal realizadas antes da chegada da família real no Rio de Janeiro. Realizou obras em talha dourada para igrejas do Rio de Janeiro, além do retábulo e altar-mor da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, entre outros. Executou lampadários de prata para a igreja do Mosteiro de São Bento entre 1781 e 1783. Foi responsável pela decoração da capela-mor da Igreja da Candelária, tendo também realizações na Igreja de São Francisco de Paula do Largo de São Francisco, na Igreja Nossa Senhora das Vitórias e na reconstituição após incêndio, do Recolhimento de Nossa Senhora do Parto.
Credits: 
Fotografia Percival Tirapeli e Vanessa Raquel Lambert Souza ; Tratamento de imagens Karen Veiga ; Pesquisa Vanessa Raquel Lambert Souza
Place: 
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Bibliographic Citation: 
  • ARAÚJO, Emanoel e LAUDANNA, Mayra. De Valentim à Valentim - A Escultura Brasileira Sec XVIII Ao XX. Imprensa Oficial do Estado. 2009.
  • CARVALHO, Anna Maria Fausto Monteiro de. Mestre Valentim. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
  • SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de . O Florescimento da Arte Barroca no Período Colonial. In: Culturas Africanas e Afro brasileiras em Sala de Aula. FELINTO, Renata Aparecida (Org.). São Paulo: Editora Fino Traço, 2012.
  • MONUMENTOS DO RIO. Ninfa Eco Disponível em:http://www.monumentosdorio.com.br/br/esculturas/035/018.htm. 29 de jun. 2013.
  • INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. Memorial Mestre Valentim Disponível em:http://www.jbrj.gov.br/cultura/memorial.htm. 29 de jun. 2013.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66515
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Escultura

Item Files
File Description SizeFormat 
4 - NINFA ECO - VALENTIM.jpgNinfa Eco (detalhe)2.89 MBJPEGThumbnail
View/Open
4 NINFA ECO VALENTIM.jpgNinfa Eco1.82 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.