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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100950
Title: 
Desenvolvimento e avaliação de um protocolo de atenção farmacêutica intensiva com metodologia educacional de empoderamento para adultos com Diabetes mellitus tipo 2 - estudo translacional fase 1
Author(s): 
Cavalheiro, Silvia Ferreira Lima
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • No Brasil estima-se a existência de aproximadamente 12 milhões de adultos com Diabetes Mellitus (DM) e destes entre 54 a 76% apresentam taxas de mau controle. Esta situação torna o DM um sério problema de saúde pública, devido tanto ao número de pessoas afetadas como aos custos envolvidos no seu controle e no tratamento de suas complicações. A previsão é que em 2030 haverá um crescimento de 67,11% nesta população. Tal situação demonstra a necessidade de melhora urgente no atendimento ou a inserção de novas abordagens de cuidado com evidências científicas (estudos translacionais). Neste sentido, este estudo translacional fase 1 pretende desenvolver e avaliar um protocolo de Atenção Farmacêutica intensivo com metodologia educacional de empoderamento (ATENFAR-EPW), visando contribuir na melhoria do controle glicêmico e qualidade de vida de adultos com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). MÉTODOS. Estudo conduzido em 3 etapas por farmacêutico-educador em diabetes: (1) desenvolvimento e elaboração do protocolo de ATENFAR-EPW e de instrumentos para acompanhamento e avaliação de indicadores; (2) estudo clínico controlado e randomizado em dois grupos – grupo de intervenção com n=12 (GAF) e grupo de atendimento usual com n=8 (GAU); (3) avaliação de aceitação do protocolo. RESULTADOS. (1) características do protocolo desenvolvido: (a) atendimento domiciliar e ou...
  • In Brazil it is estimated there are approximately 12 million adults with Diabetes Mellitus (DM), and, from this population, the rate for poor glycemic control varies from 54 to 76%. This makes DM a serious public health problem due to both, the number of people affected, and the cost of controlling and treating DM related complications. This situation demonstrates the urgent need for improvement in service or the insertion of new approaches to care based on scientific evidence (translational research). Thus, this study aims to develop a translational research and evaluate a protocol for intensive Pharmaceutical Care with educational methodology of empowerment (ATENFAR-EPW), aiming to improve glycemic control and quality of life of adults with diabetes mellitus type 2 (DM2). METHODS. The study was conducted in steps by the pharmacist-educator in diabetes: (1) development and drafting of the protocol ATENFAR-EPW and tools for monitoring and evaluation of the indicators, (2) controlled and randomized clinical study into two groups - the intervention group with n = 12 (GAF) and usual care group with n = 8 (GAU), conducted from October 2010 to July 2011. RESULTS. (1) characteristics of the developed protocol: (a) home care or by phone or outpatient, (b). number of visits / duration = 6 ± 2 visits / 12 weeks, (c) length of service / adult = 56 ± 28 min, (d) no. of interventions / adult = 48 ± 14. (2) Evaluation of the impact of the study: (a) significant reduction in HbA1c (- 1.3 ± 1.1, p = 0.005), (b) significant improvement of... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
22-Jul-2011
Citation: 
CAVALHEIRO, Silvia Ferreira Lima. Desenvolvimento e avaliação de um protocolo de atenção farmacêutica intensiva com metodologia educacional de empoderamento para adultos com Diabetes mellitus tipo 2 - estudo translacional fase 1. 2011. 200 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.
Time Duration: 
200 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Diabetes
  • Glicemia
  • Health education
  • Glycemic control
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/100950
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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