You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100970
Title: 
Comportamento alimentar, estado nutricional e imagem corporal de estudantes de Nutrição: aspectos psicossociais e percurso pedagógico
Author(s): 
Magalhães, Paula
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Fmrp-Usp
Abstract: 
  • O comportamento alimentar e a imagem corporal de estudantes de nutrição tem sido objeto de crescente interesse e pesquisa, dada a ocorrência de transtornos alimentares e prática de alimentação restritiva, nessa população. Independentemente de tais distúrbios, esses estudantes, como quaisquer outros indivíduos, possuem um repertório de cognições, atitudes e habilidades que pode ou não ser coerente com a competência necessária para a atuação profissional. As grades curriculares dos cursos de graduação em nutrição tem predomínio de disciplinas da área biológica, sendo a abordagem psicossocial do comportamento alimentar pouco desenvolvida. O presente estudo propôs-se a caracterizar o comportamento alimentar, o estado nutricional e a imagem corporal de estudantes de Nutrição quando de seu ingresso e ao final do último ano da graduação, discutindo-o à luz da abordagem psicossocial. A população foi formada por 167 estudantes do sexo feminino, ingressantes (n=64) e concluintes (n=103), de três instituições de ensino do interior do Estado de São Paulo, com média de idade de 21,6 anos (ingressantes) e de 24,5 anos (concluintes). A metodologia adotada foi a quantiqualitativa, mediante levantamento de dados antropométricos e recordatório alimentar de 24 horas, identificação do estilo alimentar (pelo Questionário Holandês do Comportamento Alimentar), das atitudes relativas à imagem corporal (Escala de Silhuetas) e realização de grupos focais, para questionamento das atitudes, percepções e sentimentos relativos à alimentação e imagem corporal, ao início e quando da conclusão do curso. Os resultados mostram 10,9% de excesso de peso entre as ingressantes...
  • Eating behavior and body image of nutrition students has been the subject of increasing interest and research, given the occurrence of eating disorders and restrictive feeding in this population. Regardless of such disorders, these students, like any other individual, have a repertoire of cognitions, attitudes and skills that may or may not be consistent with the skills necessary for professional practice. The curriculum of undergraduate nutrition courses has a predominance of disciplines of biological and psychosocial approach of eating behavior is poorly developed. This study aimed to characterize the eating behavior, nutritional status and body image of nutrition students at the beginning and in the last year of undergraduate course, according to the psychosocial approach. Participants for this study were 167 female students (64 freshmen and 103 graduates) from three institutions of Sao Paulo State, aged between 21.6 (freshmen) and 24.5 (graduates). The methodology was quantiqualitative by anthropometric profile, the 24 h recall, eating style identification (Dutch Eating Behaviour Questionnaire), attitudes toward body image (Silhouette scale) and focal groups to investigate the attitudes, perceptions and feelings related to eating. The results showed 10.9% of overweight among... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
2-Dec-2011
Citation: 
MAGALHÃES, Paula. Comportamento alimentar, estado nutricional e imagem corporal de estudantes de Nutrição: aspectos psicossociais e percurso pedagógico. 2011. 163 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.
Time Duration: 
163 f. : gráfs., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Habitos alimentares
  • Nutrição - Educação
  • Nutrição - Avaliação
  • Eating behavior
  • Eating style
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/100970
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.