You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101528
Title: 
Viés egotímico: percepções de discentes do curso de pedagogia de uma universidade pública estadual de Mato Grosso e professores egressos em exercício
Author(s): 
Beck, Marcelo Luis Grassi
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Abstract: 
  • Este trabalho teve como objetivo principal a verificação das percepções sobre fracasso escolarde professores e discentes de um curso de pedagogia. Essa verificação teve por objetivo identificar possível viés ou atribuições egotímicas por parte dos professores em exercício, quando confrontados com as pressões do exercício profissional . A atribuição egotímica é aquela que tem por objetivo o deslocamento de uma atribuição interna para externa, preservando assim a auto-estima e o autoconceito do sujeito. Foram aplicados questionários em discentes de uma universidade pública estadual do Mato Grosso, bem como em professores egressos dessa mesma instituição que atuam na rede pública de ensino. Foram elaboradas categorias conforme as respostas dos entrevistados e as diferenças nas alusões às categorias por parte de docentes em exercício e discentes apontam para a ocorrência do fenômeno da atribuição egotímica por parte dos professores.
  • This work had as main objective the verification of the perceptions of teachers and students about school failure in a course of pedagogics. This verification had the objective of identifying possible bias or egothymics attributions by the operating teachers, when collated with the pressures of the professional exercise. The egothymics attribution can be expressed on the displacement of an attribution from the internal to a external side, thus preserving the self-esteem and the self-concept of the subject. Questionnaires had been applied to students of a state public university of the Mato Grosso, as well as in teachers originated from the same institution and who act in the public net of education. Categories have been elaborated according to the interviewed onesþ answers and the differences in the mention to the categories between the operating teachers and the students point to the occurrence of the egothymics attribution phenomenon in the teachers side.
Issue Date: 
2006
Citation: 
BECK, Marcelo Luis Grassi. Viés egotímico: percepções de discentes do curso de pedagogia de uma universidade pública estadual de Mato Grosso e professores egressos em exercício. 2006. 118 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
Time Duration: 
118 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Fracasso escolar - Análise
  • Auto-estima
  • Atribuição eotímica
  • Egothymics attribution
  • Self-concept analysis
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/101528
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.