You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102034
Title: 
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
Author(s): 
Bozelli, Fernanda Cátia
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Abstract: 
  • Compreender o papel da linguagem na Educação em Ciências tem sido o objeto de investigação de estudos para diversos pesquisadores nos últimos tempos. Além disso, verifica-se, também uma mudança na maneira de compreender o papel da linguagem na educação científica. Ou seja, tem havido um crescente interesse sobre a natureza das interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos, e sobre o papel das diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto interativo discursivo da sala de aula. Diante disso, nos concentramos neste estudo a investigar o processo de mobilização de saberes docentes em cotextos interativos discursivos de ensino de Física envolvendo analogias e seu potencial como recurso didático. Além disso, por estar inserido na área de formação de professores, este estudo também tem por objetivo gerar reflexões acerca do potencial das analogias como recurso didático, possível de subsidiar o desenvolvimento de ações no campo da formação inicial de professores, investigar habilidades que os futuros professores possuem (ou deveriam possuir) visando a produção e o desenvolvimento de atividades de ensino que comportem a analogia como um recurso didático
  • Understanding the role of language in Science teaching has been the object of research studies for many researchers in recent times. Moreover, there is also a change in the way of understanding the role of language in science education. In other words, there has been a growing interest in the nature of interactions between teachers and pupils to the construction of scientifc knowledge and the role of different languages and discourses that circulate in the discursive context of the interactive classroom. Given this, we focus in this study to investigate the mobilization of teachers knowledge in interactive contexts discursive teaching physics involving analogies. On addition, by being inserted in the area of teacher training, this study also aims to generate ideas about the potential of analogies as a teaching tool possible to subsidize the development of actions in the field of initial teacher training, research skills that future teachers have (or should have) aiming at the production and development of educational activities involving the analogy as a teaching resource
Issue Date: 
16-Mar-2010
Citation: 
BOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
Time Duration: 
258 f. : il., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores de física
  • Formação de professores
  • Interação discursiva - Analogias
  • Teacher's initial training of Physics
  • Teacher Knowledge
  • Discursive interactions
  • Analogies
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102034
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.