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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102064
Title: 
Práticas de investigação no ensino de ciências: percursos de formação de professores
Author(s): 
Parente, Andrela Garibaldi Loureiro
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • No contexto de carências de práticas investigativas, da necessidade de atenção ao processo de formação inicial e continuada de professores de ciências, e considerando a orientação didático-pedagógica em que a investigação é uma perspectiva que tem sido recomendada para a melhoria do ensino de ciências, este trabalho tem como objetivo analisar sob que discurso argumentativo se constrói o processo de formação de professores ao experimentarem práticas investigativas na ocasião de reuniões para sua discussão e planejamento, estas ocorridas em um grupo de professores-estagiários, pertencentes ao Clube de Ciências da Universidade do Pará com a participação da pesquisadora, e de suas aulas com uma turma de estudantes do sexto e sétimo anos, oriundos de escolas públicas de Belém, ocorridas com a presença da pesquisadora, no sentido de procurar indicar diferentes aspectos de seu desenvolvimento e condução em um contexto de ensino e de formação. Para isto, propusemos um modelo para análise de práticas investigativas, construído face às diferentes propostas de investigação existentes. Os resultados mostraram que as práticas investigativas não são somente uma atitude a ser desenvolvida no estudante. Essas trazem evidências de novos domínios para a formação do professor que articulam o contexto teórico, metodológico e epistemológico. Antes e simultaneamente a investigação é uma condição de formação e trabalho do professor, mediado por práticas cuja finalidade esteja imbuída do espírito de busca
  • In the context of lack of investigatve practices, the necessity of attention to the process of initial and continued formation of science teachers, and considering the didactic-pedagogical orientation in which the investigation is a perspective that has been recommended for the improvement of the teaching of sciences, this work aims at analyzing the argumentative discourse in which is based on the process of teachers formation, in particular, when they experience the investigate practices during meetings organized for discussion and planning. The meeting were constituted by the professor research, a group of teachers in conditions of trainees from the Federal University of Para Science Club. The trainees applied the procedures discussed during the meetings in classes of students in the sixth and seventh grade, from public schools in Belém city, which ocurred under the supervision of the professor researcher, in seeking to indicate different aspects of their development and conduct in a real context of education and formation. In this work was proposed a model for analysis of investigate practices built in face of various existing proposals. The results demonstrated that the investigative practices are not only an attitude to be developed in the students; they bring evidence of new areas for teacher education that articulates the theoretical, methodological and epistemological framework
Issue Date: 
10-May-2012
Citation: 
PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro. Práticas de investigação no ensino de ciências: percursos de formação de professores. 2012. 234 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
Time Duration: 
234 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores de ciencia
  • Ciencia - Formação de professores
  • Science teachers
  • Science - Teacher training
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102064
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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