You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102071
Title: 
Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
Author(s): 
Silva, Mário José Van Thienen da
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O trabalho de doutorado trata do conceito de interatividade dos recursos virtuais fundamentada na interação/mediação de Lev Vygotski, em sua teoria Sócio-Histórica. Na busca por indícios que apontem para um incremento no nível de alfabetização em Ciências dos alunos, utilizou-se o apoio de recursos virtuais em aulas de física no ensino médio. A influência da escolha de um recurso virtual desenvolvido para a Educação à Distância, o AVEA - MOODLE, demonstrou-se eficiente nesta linha de trabalho, pois possibita momentos de interação entre os envolvidos, tanto em momentos síncronos (chats) e assíncronos (fóruns). Utilizou-se uma pesquisa qualitativa procedimental, que versava sobre os planejamentos, a ação e a análise dos encaminhamentos em sala de aula. A análise do processo baseia-se no mapeamento das mudanças alcançadas quanto ao nível de Alfabetização em Ciências dos alunos
  • Doctoral work of this concept interactive virtual resource based on interaction lev Vygostsky in your social/historical theory. The search for signs that point to a level increase in sientific literacy students used up support for virtual resources in physics classes in high school. The influence of the choice of a virtual resource designed for distance education, the AVEA - MOODLE, be fruitful demonstrated in this line of work a possible moments of interaction between involved, whether in moments synchronous (chats) and asynchronous (forums). Used is a qualitative research procedural, which was about the planning, action and analysis of classroom referrals. Analysis of the process is based on the mapping of changes achieved on the level of sientific literacy students
Issue Date: 
24-May-2012
Citation: 
SILVA, Mário José Van Thienen da. Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio. 2012. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulsita, Faculdade de Ciências, 2012.
Time Duration: 
183 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Ciências - Alfabetização
  • Recursos virtuais
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102071
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.