You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102106
Title: 
Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
Author(s): 
Bovo, Audria Alessandra
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Esta pesquisa tem por objetivo investigar a tessitura cultura-escolar-prática-pedagógica-do-professor-de-matemática. Minha pretensão foi estudar a prática docente, direcionando o olhar para o interior da escola. O que acontece, efetivamente, nesse espaço? Quais são as normas, os valores, as práticas corriqueiras das pessoas que ali estão? Estes aspectos interferem na educação matemática praticada na escola? Como isso acontece? Por quê? Questões estas “auxiliares” na tentativa de responder a pergunta de pesquisa. Saber o que ocorre dentro da escola torna-se algo difícil. Baseado em Dominique Júlia foi utilizada a metáfora da “caixa preta” ao buscar compreender o que ocorre nesse espaço particular, pois as práticas cotidianas desta instituição tornam-se acontecimentos silenciosos do funcionamento interno da mesma. Oito professores participaram do estudo, a partir do oferecimento de um curso de extensão universitária coordenado pelo orientador desta pesquisa, intitulado: “Práticas educativas em Matemática e cotidiano escolar”. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa híbrida esboçada a partir da combinação da investigação narrativa com os mapas narrativos. A partir da análise dos dados foram construídas “narrativas temáticas”: “Precarização do Trabalho Docente”, “Geografia do Espaço Escolar”, “Relações de Poder na Escola” e “Cartografando Resistências”. Com base na Ética de Foucault, pensa-se a autonomia como uma possibilidade de enfrentar os problemas da Educação na atualidade. Trata-se de um modo de vida: um exercício do cuidado de si
  • This research aims to investigate the textile of culture-school-pedagogical-practice-of-teacher-of-mathematic. My intention was to study the practice of teaching directing look into the school. What really happens in this space? What are the norms, values and daily practices from people that are there? Do these aspects interfere in mathematics education practiced at school? How does it happens? Why? These questions are helpful in our attempt to answer the research question. It is difficult to know what happens inside the school. Based in Dominique Julia it was used the metaphor of the black box to understand what occurs in this particular space, because of the daily practices of this institution become silent events of the inner workings of it. Eight teachers participated in the study through the offer of the university extension course coordinated by the supervisor of this research entitled: Educational practices in mathematics and school daily. We used a hybrid research methodology, which was outlined by the combination of the narrative inquiry with narrative maps. From the analysis of data were constructed thematic narratives: Precariousness of Teaching Work, Geography of Space School , Power Relations in School and Mapping Resistances . Based in Foucault's ethics, it is thought to autonomy as a possibility of facing the problems of education today. This is a way of life: an exercise to promote the care of the self
Issue Date: 
30-May-2011
Citation: 
BOVO, Audria Alessandra. Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática. 2011. 184 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
Time Duration: 
184 f. : il. + 1 CD-ROM
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores - Formação
  • Educação matemática
  • Prática pedagógica
  • Pedagogical practice
  • Mathematics education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102106
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.