Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102127
- Title:
- A extimidade da demonstração
- Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Este trabalho traz uma reflexão sobre contribuições de dois campos à Educação Matemática. O primeiro é a psicanálise de orientação Lacaniana, da qual extraímos o conceito de transferência. O segundo é a filosofia Hegeliana da qual capturamos o primeiro momento lógico do conceito: o Ser. Estes campos são entrelaçados ao longo do movimento da demonstração, isto é, a subjetivação da demonstração, que chamamos Demonstração. Propomos como prática educacional a sessão integrada, lugar em que a transferência pedagógica é considerada um fator fundamental na constituição do sujeito aprendente, enquanto aquele que elabora a Demonstração.
- This work brings a reflection upon contributions of two fields to Mathematical Education. From Lacanian psychoanalysis we extract the concept of transference. From Hegel s philosophy we capture the first logic moment of the concept: the Being. These lines are intertwined along the proof s move, that is, the subjectivation of the proof, named Proof. We propose as educational practice the integrated session, place where the pedagogical transference is considered a fundamental factor in the constitution of the learning subject as the one who elaborates the Proof.
- 22-Nov-2004
- CARVALHO, Ana Márcia Fernandes Tucci de. A extimidade da demonstração. 2004. vi, 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
- vi, 218 f. : il., tabs.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Matemática - Estudo e ensino
- Psicanalise lacaniana
- Ensino superior
- Filosofia Hegeliana
- Mathematical Education
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102127
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.