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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102130
Title: 
Uma história da matemática escolar desenvolvida por comunidades de origem alemã no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX
Author(s): 
Mauro, Suzeli
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Este trabalho resultou de um estudo histórico da trajetória de construção e organização do saber escolar em matemática nas escolas teuto-brasileiras, fundadas em fins do século XIX e início do século XX, no Rio Grande do Sul. O processo de construção e/ou reformulação da matemática escolar e de formas de ensino-aprendizagem, bem como a sua difusão entre a comunidade alemã, no Estado, esteve identificado com a organização, sob a batuta das igrejas católica e evangélica, de um sistema editorial, destinado a promover um processo de homogeneização da formação docente e do trabalho escolar. Até a década de 1870 os imigrantes, majoritariamente, utilizaram, em suas escolas, os livros trazidos da Alemanha. Como os manuais não satisfaziam as necessidades brasileiras e não atendiam aos objetivos dessa escola, os livros didáticos e os jornais editados pelos teuto-brasileiros assumiram papel de destaque no trabalho pedagógico das escolas. Assim, diante da constatação da necessidade e da iniciativa de produção de um material didático próprio e, da vinda para as escolas teuto-brasileiras de vários professores formados na Alemanha e, que utilizaram, pelo menos nos primeiros tempos, manuais didáticos provenientes daquele país, procuramos investigar o processo de transmissão do saber matemático escolar.
  • This work consisted of a historical study of the construction's trajectory and organization of the school knowledge in mathematics in the German-Brazilian schools, stablished in the end of 19th century and beginning of 20th century, in Rio Grande do Sul State, south of Brazil. The construction and/or reformulation process of school mathematics and the ways of teaching-learning, as well as its diffusion among Germans communities, were identified with the organization, under the Catholic and Evangelical Churches' baton, and also of an editorial system, destined to promote a process of homogenization of the teacher's formation and of the their school's work. Until the decade of 1870 the most part of immigrants used books brought from Germany. As those manuals were not satisfatory to the German-Brazilian reality, the text books and periodics edited by the German-Brazilians became the main source to the pedagogic work in those schools. It was verified the necessity and iniciative to produce a specific didactical material and also the coming of some German teachers who used, in the benning of German-Brazilian schools, materials elaborated in Germany. From these evidences, this research was research was developed in order to investigate the transmission knowledge school mathematics process.
Issue Date: 
3-May-2005
Citation: 
MAURO, Suzeli. Uma história da matemática escolar desenvolvida por comunidades de origem alemã no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX. 2005. vii, 266 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
Time Duration: 
vii, 266 f. : il., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Matemática - História
  • Imigração alemã
  • Educação matemática
  • German immigration
  • Mathematical education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102130
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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