Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102147
- Title:
- A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática
- Pimenta, Adelino Candido
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Esta pesquisa se apresenta com o objetivo de apontar o processo de construção e de produção de um Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH), com vistas à sua utilização como material didático-pedagógico na formação inicial e continuada de professores de Matemática para que estes profissionais possam experienciar a de outros. Os textos principais são acompanhados de case questions (questões sobre o caso), que têm o papel de estimular certo tipo de reflexão. Dos case studies em papel, passa-se para os em vídeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferença natural de se acrescentar mais aos casos 'contados' utilizando os recursos visuais e sonoros que o vídeo disponibiliza e a dinâmica que o hipertexto propicia. Nesta pesquisa apresentamos o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) como ponto central de nossa proposta. Apontamos todo o processo de sua construção e produção finalizando com a edição do protótipo intitulado “Uma Aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio”.
- This study aims at presenting and discussing the process of designing and producing a Video Case in Hypertext, meant to be used both in pre- and in-service mathematics teacher education, so that those professionals can share others’ experiences. Clips are accompanied by case questions (questions about the case) that try and foster discussion. From textual case studies one moves to video ones, which add a ‘reality’ component to the told stories, using the visual and sound resources available and, from that, we move to the hypertext format, which adds a navigational dynamics. In this study we present a prototype video-case in hypertext as the final product of the process.
- 26-Mar-2009
- PIMENTA, Adelino Candido. A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
- 141 f. : il. + 1 DVD
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Matemática - Estudo e ensino
- Ensino médio
- Desenvolvimento profissional
- Vídeo-caso
- Hipertexto
- Educação matemática
- Prática de ensino
- Mathematics education
- Video case
- Hypertext
- Professional development
- Mathematics in secondary education
- Teaching traditional practices
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102147
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.