You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103531
Title: 
O impacto do estágio nas crenças pedagógicas de professores de inglês em formação
Author(s): 
Simões, Gisele Maria
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O objetivo deste estudo é analisar se e como as crenças pedagógicas dos professores em formação sofrem impacto da experiência adquirida durante o estágio supervisionadp, desenvolvido no curso de Letras. Os participantes são alunos inscritos no programa de gradução de uma Universidade Estadual Paulista, nas disciplina Prática de Ensino de Língua Estrangeira II. Cinco perguntas de pesquisa são colocadas: 1) Quais crenças pedagógicas sobre o ensino de inglês, como língua estrangeira, os alunos-professores trazem consgio antes de começar o estágio?; 2) De que maneira, caso seja possível, os professores em formação são capazes de modificar suas crenças sobre o ensino de inglês como língua estrangeira durante o estágio?; 3) Durante o estágio, que aspectos do contexto social facilitam ou inibem a habilidade dos professores em formação em colocar em prática crenças pedagógicas? 4) Qual o impacto do estágio nas crenças pedagógicas dos professores em formação? 5) Qual o impacto das discussões/reflexões desenvolvidas por esses alunos-professores concomitantemente ao estágio, nessas crenças pedagógicas? A fim de responder a essas perguntas, a pesquisa segue um paradigma qualitativo e od dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas, observação e documentos produzidos pelos professores em formação. As discussões/reflexões que ocorrem em ambiente virtual (Moodle) serão também considerados documentos por eles produzidos. Como resultado, o estágio foi considerado de fundamental importância na construção social e cultural do conehcimento dos alunos-professores e um importante fator de impacto e de transformação nas crenças pedagógicas presentes nas falas
  • The propose of the present study is to explore if and how preservice teachers' beliefs of techaing were influenced by their teaching experiences during a supervised paracticum in a Letters faculty. The participants will be preservice student teachers enrolled in a teacher education program in a São Paulo State University, in the Prática de Ensino da Língua Estrangeira course. There are five questions asked: 1) Wich pedagogical beliefs regarding English as foreing language (EFL), do preservice teachers have, prior to practicum? 2) If it possible, how can preservice students modity their teching beliefs of EFL during practocum? 3) During parcticum, which aspects of the social context facilitated/inhibited preservice teacher's ability to put pedagogical beliefs into practice? 40 What is the impact caused by the practium in the pedagogical beliefs of preservice teachers? 5) What is the impact of discussions/reflections developed by the preservice teachers at the same time of the practium, on their pedagogical conceptions? In order to answer these questions a qualitative research paradigm was used and data collection means were questionnaires, interviews, observation and documents written by preservice teachers. Their participation in discussions/reflexions occured in a virtual forum was also considered as a document. As a result, the practium was considered fundamentally important in the social and cultural construction of the student-teacher knowledge and an important factor of impact and transformation in the pedagogical beliefs presented in the speech
Issue Date: 
11-Feb-2011
Citation: 
SIMÕES, Gisele Maria. O impacto do estágio nas crenças pedagógicas de professores de inglês em formação. 2011. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2011.
Time Duration: 
219 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Língua inglesa - Estudo e ensino
  • Professores - Formação
  • Professores de ingles - Formação
  • Estagios supervisionados
  • Formação de professores - Crenças
  • Crenças pedagógicas
  • FL teacher education
  • Community of practice
  • Pedagogical beliefs
  • Supervised practicum
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/103531
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.