You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104189
Title: 
Avaliação da citotoxicidade de materiais obturadores de canais radiculares: influência na liberação de fator de necrose tumoral alfa, interferon-y e óxido nítrico em cultura de células murinas
Author(s): 
Rivas Gutiérrez, José Carlos
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Os macrófagos constituem uma população celular do sistema imune. Estas células podem ser ativadas por uma variedade de estímulos e suas principais funções incluem a fagocitose de partículas estranhas, apresentação de antígenos, produção de citocinas e compostos intermediários do nitrogênio (NO) e do oxigênio (H202). Os cimentos endodônticos são capazes de promover uma estimulação do sistema imune. Neste estudo, foram analisados os níveis de quantificação das citocinas, além do mediador óxido nítrico, como uma medida de estimulação de macrófagos peritoneais de camundongos. Através de análise estatística dos dados, foram observados os níveis de citotoxicidade dos macrófagos de camundongos estimulados pelos diferentes cimentos endodônticos, meio RPMI-1640 (grupo controle -) e LPS (grupo controle +). Os diferentes cimentos testados apresentaram concentrações com diferentes citotoxicidades: Sealapex 35ug/ml, Polímero de Mamona 8,75 ug/ml, do Epiphany 17,5 ug/ml, do Epiphany + Primer 17,5 ug/ml, do Primer 35 ug/ml, do EndoRez 17,5 ug/ml e do AH Plus 70 ug/ml. Após a adequação das concentrações viáveis dos cimentos testados conclui-se que o material que mais estimulou a liberação de NO foi Primer, seguido do Endorez, AH Plus, Ephiphany, Sealapex, Epiphany + Primer. O Polímero de Mamona foi o que estimulou a uma menor produção de NO. Em relação à produção de TNF-alfa o material que estimulou maior produção foi o Primer, seguido de Epiphany, AH Plus, Epiphany + Primer, Sealapex e Polímero de Mamona. O EndoRez não foi capaz de estimular a produção de TNF-alfa. Nenhum dos cimentos testados induziu à liberação de IFN-y, sugerindo que outro mediadores tais como IL-1 e IL-12 possam estar envolvidos na liberação de NO observada no presente estudo.
  • It was evaluated the citotoxicity of the sealers, Sealapex, Polímero de Mamona, Epiphany, EndoRez and AH Plus in relation to the release of Nitric Oxide, Tumor Necrotic Factor-Alpha and Interferon Gamma in murine cells culture. After the ideal concentration was found, according to MTT test, it was conduded that the sealers with higher release were Polímero de Mamona, EndoRez, Epiphany + Primer, Epiphany, Primer do Epiphany = Sealapex and AH Plus. All sealers reached lower levels of citotoxicity than control.
Issue Date: 
19-Dec-2006
Citation: 
RIVAS GUTIÉRREZ, José Carlos. Avaliação da citotoxicidade de materiais obturadores de canais radiculares: influência na liberação de fator de necrose tumoral alfa, interferon-y e óxido nítrico em cultura de células murinas. 2006. 165 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araraquara, 2006.
Time Duration: 
165 f. : il.color. + anexo
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Citotoxicidade imunológica
  • Óxido nítrico
  • Fator de necrose tumoral alfa
  • Interferon tipo II
  • Citotoxicity immunologic
  • Nitric oxide
  • Tumor necrosis factor-alpha
  • Interferon type II
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/104189
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.