You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104379
Title: 
O transporte urbano e a circulação na abordagem espacial: análise do transporte coletivo urbano da região do ABCD, grande São Paulo
Author(s): 
Grotta, Carlos Alberto Diniz
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O presente trabalho busca estudar o transporte público urbano da região do ABCD, área metropolitana de São Paulo, aplicando-se a abordagem espacial sobre seu espaço da circulação, utilizado por este tipo de transporte. Por esta região ser parte da maior área metropolitana do país, e onde se concentra sua maior produção industrial, o estudo deste sistema de transporte é significativo para o conhecimento da sua inserção num contexto histórico e sócio-econômico importante. Para isto, foi necessário o levantamento dos meios de transporte utilizados na região e seu emprego pela população. Igualmente, buscou-se estudar o histórico do transporte público urbano, vinculando-o à Geografia urbana da região. Com base na aplicação da abordagem espacial, verificou-se que o elo de ligação entre o transporte e a geografia reside, sobretudo, na acessibilidade, apesar da importância quantitativa da mobilidade. E, a acessibilidade, se vincula diretamente ao conceito de redes. Assim, com base nestas premissas, elaboramos uma teoria da acessibilidade espacial, e a aplicamos a um modelo de transporte público para a região, visando melhorar o atendimento oferecido à população. Duas teses, uma de cunho metodológico, foram apresentadas, referentes à aplicação da teoria espacial ao transporte urbano e ao padrão de rede celular para a configuração do transporte coletivo.
  • The present work searches to study the urban public transport in the ABCD region, inserted in São Paulo metropolitan area, applying a spacial approach upon the circulation space, by where this means of transportation circulates. Due to this region being part of the largest metropolitan area of the country, and where the major industrial production is concentrated, the study of this transportation social system is significant to the knowledge of its insertion in an important historic and socioeconomic context. So, it was necessary the acquaintance of the existing means of transportation in the region and its use by the people. Included, one search to study the urban public transportation history, related to the urban geography of the area. Based on the space approach application, one verified that the linkage between transport and geography lies, mainly, in the acessibility, despite the importance of mobility. And the acessibility relates directly to the network concept. Though, based on these premisses, one elaborated a space acessibility theory, trying to apply to a public transport model in the region, aiming to improve the service offered to the people. Two thesis (one methodological) were presented, referring to the application of the spatial theory to urban transport e to the pattern of a celular network for the purpose of public transport configuration.
Issue Date: 
1-Dec-2005
Citation: 
GROTTA, Carlos Alberto Diniz. O transporte urbano e a circulação na abordagem espacial: análise do transporte coletivo urbano da região do ABCD, grande São Paulo. 2005. 371 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
Time Duration: 
371 f. : il. + 7 mapas
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Geografia econômica - Transporte urbano
  • Geografia urbana
  • Acessibilidade
  • Mobilidade
  • Redes
  • Urban public transport
  • Urban geography
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/104379
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.