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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104430
- Title:
- Quixadá e a implantação do IFCE: contribuições socioeconômicas, culturais e educacionais na perspectiva da comunidade
- Figueiredo, Severina Gadelha
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Esta pesquisa compreende um estudo sobre a organização do espaço a partir da descrição e da leitura dos resultados da investigação da realidade. Teve como objetivo desvelar o papel que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está desempenhando no contexto de uma cidade do interior cearense – Quixadá. A área da pesquisa é apresentada por meio da caracterização das paisagens natural e construída, as quais irão explicar e dar suporte à análise das percepções dos sujeitos pesquisados. Para tanto, procurou-se abordar conceitos geográficos essenciais à compreensão de um espaço fisicamente delimitado, das relações sociais, culturais, econômicas e educacionais da comunidade nele instalada. Fundamentou-se em estudiosos da área da geografia física, cultural e econômica cujos referenciais propiciaram uma análise prioritariamente social, por se entender a importância da valorização do espaço em relação ao modo como o individuo constrói sua representação do mundo, a qual pode variar de acordo com suas necessidades ou objetivos internos. O trabalho buscou, ainda, a compreensão da interação humana com a natureza e seu papel na ordenação do espaço com ênfase na composição do espaço social e nas questões de inserção (ou não) dos jovens no mercado de trabalho, bem como, das relações entre as classes sociais e as manipulações humanas no meio ambiente. Procurou, também, salientar as políticas públicas educacionais, como forma de ressaltar suas intenções, efetividade e operacionalização das ações no município de Quixadá. Adotou-se o método exploratório-descritivo, de caráter qualitativo e para a coleta dos dados foi utilizado, como instrumento, o questionário, com questões abertas e...
- This research comprises a study on the spatial organization under a phenomenological perspective, based on the detailed description and hermeneutic ability of reading the investigation results of the reality. It aimed to unveil the role that the Federal Institute of Ceará (IFCE) is playing in the context of a city in the countryside of Ceará – Quixadá. The research field is shown through the characterization of natural and built landscapes, which will explain and support the analysis of the perceptions of the subjects surveyed. To this end, one has tried to address essential geographical concepts to understand a physically bounded space, the social, cultural, economic and educational relations of the community settled in it. One was based on scholars from the physical, cultural and economic geography field, whose referentials provided mainly a social analysis, for understanding the importance of valuing the space in relation to how the individual constructs his/her representation of the world, which may vary with their internal needs or objectives. The study also aimed the understanding of human interaction with nature and its role in the ordering of space with an emphasis on the composition of the social space and the issues of inclusion (or not) of young people into the labor market. As well as, the relationship among the social classes and the human manipulations in the environment. One has also sought to highlight the educational public policies as a way to point out one’s intentions, affectiveness and operationalization of the actions in the city of Quixadá. One has adopted the qualitative exploratory-descriptive method, and a questionnaire with open and closed questions was used to survey seven hundred forty-four people in the community and as a supplement to the information obtained from the questionnaire... (Complete abstract click electronic access below)
- 12-Jul-2012
- FIGUEIREDO, Severina Gadelha. Quixadá e a implantação do IFCE: contribuições socioeconômicas, culturais e educacionais na perspectiva da comunidade. 2012. 149 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
- 149 f. : il., tabs.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Influência
- Percepção espacial
- Educação e Estado
- Ensino tecnico
- Geografia urbana
- Mercado de trabalho - Efeito da educação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/104430
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