Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104783
- Title:
- Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
- Belther, Josilda Maria
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Secretaria de Educação
- Este trabalho analisou a contribuição dos programas de recuperação paralela para a qualidade do ensino paulista no contexto do regime de progressão continuada dos alunos. Para tanto foi necessário discutir o conceito de qualidade em educação, a recuperação paralela e os seus princípios norteadores. Foi realizada uma análise da estrutura e funcionamento desses programas em um município do interior paulista utilizando-se de dados coletados por meio de observação de aulas de reforço, participação em reuniões pedagógicas, entrevistas com professores coordenadores e análise da legislação que trata do tema. O estudo conclui que o conceito de qualidade em educação não pode prescindir de um ensino que assegure o sucesso escolar de todos os alunos por meio de uma formação que respeite a diversidade cultural, social e cognitiva de cada indivíduo mas esse sucesso inclui o domínio pelos alunos de um sólido conjunto de conhecimentos e conteúdos culturais que são aqui considerados essenciais para o exercício pleno da cidadania.
- 17-Feb-2007
- BELTHER, Josilda Maria. Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista. 2007. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
- 158 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Ensino
- Educação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/104783
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.