Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106084
- Title:
- Contribuições ao estudo da ambiguidade da linguagem: uma proposta linguístico-educacional
- Cumpri, Marcos Luiz
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Nossa pesquisa se insere no âmbito das discussões acerca da significação linguística com aporte especial da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), a qual tem como égide os pensamentos do linguista francês Antoine Culioli. Entre nossas escolhas, a primeira e principal foi termos elegido a ambiguidade da linguagem o foco de investigação, sobretudo a constituição do sentido. Outrossim, a tese demonstra que há uma força dinâmica (a linguagem e toda sua atividade constitutiva) que torna a enunciação um espaço movediço e hibrido em que sentido, referência, valor, significado não assumem materialidade num ambiente que não articule, fundamentalmente, léxico e gramática. De modo que a atribuição de sentido lexical depende do movimento gramatical e a atribuição de sentido na gramática depende do deslocamento do léxico. Para a realização de nossa meta, a pesquisa subdividiu-se em dez seções em que se discute (nem sempre harmonicamente) a ciência semântica (pressupostos clássicos, conceitos, categorizações e expansões) sob a ótica da produção linguística (as operações constitutivas do enunciado como: modalização, aspectualidade, quantificação, localização, etc.) e gera uma tensão fecunda em toda predicação que é a própria maravilha da linguagem. Tudo isso nos permitiu pensar numa contribuição efetiva ao ensino de língua, sobretudo porque o trabalho focado na indeterminação da linguagem coloca o sujeito (e toda sua atividade) no centro da questão, o que faz com que se concilie e articule desenvolvimento subjetivo e ensino formal e, como isso, se desenvolva a capacidade de autorregulação e de processamento de informações. Nossa investigação, em suma, nos deu material para constatar que a ambiguidade, além de ser inerente à linguagem e além de estabelecer uma zona fronteiriça...
- Our research is inserted in the scope of the discussions about meaning with special support of the Theory of Predicative and Enunciative Operations mainly represented by the French linguist Antoine Culioli. We have made lots of choices, and the first and most important was to elect language ambiguity as our focus of investigation, mainly the constitution of meaning. Otherwise, this thesis demonstrates there is a dynamic power (that is, language and all its constitutive activity) that makes enunciation a mobile and hybrid space in which one meaning, reference, value don‘t assume materiality without the articulation between lexicon and grammar. In this way, lexical meaning depends on the grammatical movement and grammatical meaning depends on lexical movement. In order to carry out our goal, the research was shared in ten sections that discusses (not always in a harmonic way) semantics (classic issues, concepts, categorizations and expansions) under the view of the linguistic production (constitutive operations of utterance like: modal values, aspect, quantification, localization, etc.) and generates rentable tension in the predication, which one is the wonder of language. All of it allowed us to think of an effective contribution to language teaching, especially because a work focused on language indetermination sets subject (and all his activity) in the center of the matter, what makes one combine and articulate subjective development and formal teaching and one develop the capacity of self balance and information processing. In summary, our investigation gave us material to conclude ambiguity, besides being inherent to language and besides establishing a boundary between intra and extra linguistics, reinforces the emergency of a model of analysis that prove one may only consider meaning which is, by the way... (Complete abstract click electronic access below)
- 14-May-2012
- CUMPRI, Marcos Luiz. Contribuições ao estudo da ambiguidade da linguagem: uma proposta linguístico-educacional. 2012. 250 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
- 250 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Linguística
- Linguagem
- Ambiguidade
- Language
- Ambiguity
- Linguistics
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/106084
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.